O presidente da Bahia Mineração – Bamin, José Francisco Viveiros, recebe título de cidadão ilheense nesta quinta-feira (5/12). A cerimônia acontece a partir das 18 horas no auditório da Faculdade de Ilhéus.
A cessão do título foi uma iniciativa do vereador James Costa, que na justificativa da homenagem citou os relevantes investimentos feitos pela Bamin que beneficiaram diretamente a população do município. A mineradora vai aplicar US$ 1 bilhão na construção de um Terminal de Uso Privativo (TUP) no Complexo Porto Sul para escoar a produção de 20 milhões de toneladas de minério de ferro produzido em Caetité, município a 540 km de Ilhéus. O terminal vai gerar 1.500 empregos diretos nas etapas de construção e operação.
Ainda em Ilhéus, a Bamin mantém contrato de fornecimento de alimentação para pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital São José, doou projeto de reforma de parte do casario do centro histórico da cidade (Quarteirão Jorge Amado), financiou estudos para diagnosticar as potencialidades turísticas do município que será doado à prefeitura, além da reforma do Abrigo São Vicente de Paulo e melhorias nas vias de acesso a comunidades da Zona Norte da cidade. Obras que beneficiam toda a população municipal.
Também desenvolveu projetos de educação ambiental, formação de lideranças, e de geração de renda em comunidades carentes, somando cerca de 350 pessoas beneficiadas diretamente. Na área de formação e qualificação profissional desenvolve o projeto Mina de Talentos, que já atendeu a cerca de 500 trabalhadores com cursos de capacitação que os habilita a trabalhar tanto na construção quanto na operação do TUP. A Bamin tem como política interna e compromisso com Ilhéus formar seu quadro de empregados com pelo menos 60% de mão de obra local.
A mineradora desenvolve este trabalho de grande alcance social enquanto aguarda a conclusão do processo de licenciamento ambiental que vai permitir o início das obras de construção do terminal portuário. Diz o texto assinado pelo vereador: “Por conta de todos os benefícios e de uma nova visão de futuro que este empreendimento trouxe à nossa região e pela valorização do ser humano e preocupação com o próximo, demonstrada por este homem, esta homenagem se faz mais que merecida”.