Blitz em posto de combustível conscientiza ilheenses sobre o combate à dengue

Agentes de Endemias fazem blitz educativa em posto de combustível para conscientizar a população sobre as formas de combater e controlar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue. A operação ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 26, na Barra de Itaípe, na zona norte de Ilhéus. Além de dialogar com os condutores e transeuntes, os técnicos distribuíram panfletos com informações sobre a dengue.

Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) para reduzir o índice de infestação no município. Outra ação é a promoção de palestras em unidades educacionais, seguindo a solicitação dos diretores. No entanto, os agentes de endemias realizam continuamente as visitas domiciliares, orientando a população sobre formas de exterminar focos da dengue. “Mas intensificamos a ação no verão, período mais propicio à reprodução do mosquito por conta das altas temperaturas”, destacou a coordenadora de Endemias da Sesau, Daiana Moscozo.

Nas residências, são realizadas eliminação de possíveis criadouros e tratamento de caixas d’agua, toneis e barris. Daiana Moscozo entende que a educação é a melhor maneira de combater o mosquito. “Fazemos esse trabalho de entrega de panfletos, distribuição de cartilha nas escolas, ministramos palestras para os pais e alunos, orientamos e tiramos dúvidas, para que os moradores possam ter consciência dos riscos da doença,” afirma.

A coordenadora ressalta, entretanto, a importância da contribuição de toda a população. “É um trabalho em conjunto; nós fazemos a nossa parte orientando, e a população tem que fazer a parte dela colocando em prática o que foi passado, como, por exemplo, descartando o lixo na hora certa e seguindo todas as orientações”, atesta Daiana Moscozo.

Dona Mercedes Mota, moradora da Avenida Esperança, conta sobre a sua experiência com a dengue.  “Já tive a doença e sei como é ruim. Esse tipo de trabalho é muito importante, se eu tivesse me prevenido antes, não teria corrido o risco que corri. Agora tomo mais cuidados com as coisas: garrafas e copos de boca para baixo, tenho o cuido de trocar sempre a água do cachorro. Eu tento fazer a minha parte”, afirma.

Programação – Além das visitas domiciliares diariamente, a coordenadoria de Endemias promove nesta quarta-feira, dia 27, palestra na Escola Municipal Vovô Isaac, no Malhado, nos turnos da manhã e da tarde. Na quinta-feira, dia 28, o trabalho será realizado na unidade educacional Pequeno Davi, e na sexta-feira, 29, os agentes de endemias participarão do Mutirão da Cidadania, no Bairro do Hernani Sá.  Ainda, a secretaria está programando uma grande blitz educativa na Praça Cairu, no próximo dia 21 de dezembro, marcando a chegada do verão.

Alerta – A coordenadora do serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Patrícia Dickie, alerta aos moradores dos altos da Boa Vontade, do Basílio, Novo Vilela, do Carvalho e do Formoso, e dos bairros Salobrinho, Sapetinga, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Ilhéus II e Cidade Nova, para que adotem medidas de prevenção, em virtude do alto nível de infestação predial nessas localidades apontado pelo último  Levantamento de Índice Rápido (LIRA).

O total de casos notificados de dengue este ano em Ilhéus é de 2.543, com base em levantamento feito até a quinta-feira, dia 21. “No momento, estamos na semana epidemiológica número 47, com registro de apenas um caso de dengue notificado no Bairro Nelson Costa. Os bairros com maiores números de casos notificados, da semana 28 até agora, são: Malhado com 13 casos; Iguape e Conquista com cinco casos, cada um; Alto do Basílio e Avenida Itabuna, cada um com quatro casos”, informa.

 

Cuidados básicos
·         Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; e lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão;
·         Guardar pneus em lugares cobertos;
·         Desobstruir as calhas, visando o não entupimento;
·         Limpar os ralos de água pluvial;
·         Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água;
·         Lavar os baldes duas vezes na semana;
·         Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque;
·         Não descartar entulhos em espaços inadequados;
·         Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *