Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia recebeu 93 inscrições de jequitibás

As inscrições para o “Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia” foram encerradas no dia 31 de outubro, mas quem pensa que o trabalho acabou está enganado. O número de jequitibás inscritos chegou a 93. Desse total, estarão as 10 maiores árvores da espécie localizadas na região Sul da Bahia.O vencedor será contemplado com o prêmio no valor de R$ 20.000,00 para investir em uma trilha interpretativa de ecoturismo acompanhada de um plano de negócio. A premiação será em dezembro, porém a data ainda está sendo definida pelos organizadores do evento.

Técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e do Instituto Cabruca continuam realizando as medições dos jequitibás inscritos até o final de novembro. O planejamento das visitas está sendo feito por região e os municípios mais visitados, consequentemente os com maior número de inscritos foram Ilhéus, seguido de Uruçuca.

O objetivo dessa ação é estimular a conservação de grandes árvores como o jequitibá e, ao mesmo tempo, valorizar o Sistema Agroflorestal Cabruca e a Mata Atlântica no imaginário coletivo da região Sul da Bahia criando identidade e pertencimento. Nesta primeira edição, a espécie arbórea escolhida foi o Jequitibá por ser uma das mais tradicionais da região cacaueira. A proposta é que a cada ano seja elegida e homenageada uma nova espécie.

Para Thiago Guedes, Secretário Executivo do Instituto Cabruca, “tantos inscritos mostram o potencial da região sul da Bahia, e ao mesmo tempo, traduzem um desejo das pessoas de terem suas grandes árvores reconhecidas e difundidas em todo o país. Conseguimos mobilizar a sociedade e fazer com que o concurso continue em outras edições, valorizando e conservando diferentes espécies arbóreas”, disse.

A iniciativa do concurso é do Instituto Cabruca, por meio do Programa Árvores da Cabruca, com o apoio da CEPLAC, IF Baiano- Campus Uruçuca, TV Santa Cruz (Rede Globo), Bahia FM Sul, Instituto Arapyaú, Fibria Celulose, Mercado do Cacau e Harald Chocolates.

Visite o site do Instituto Cabruca e acompanhe a próxima etapa: www.cabruca.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *