Ilhéus sedia capacitação para técnicos do Programa Bolsa Família

Agentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) ministraram curso de capacitação para agentes do Programa Bolsa Família de Ilhéus e de outros municípios do sul da Bahia, como Ubaitaba, Una, Almadina e Uruçuca. O evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, na sede da Secretaria de Cultura de Ilhéus (Secult), com o objetivo de promover a formação de entrevistadores e instrutores para o acesso e cadastro no sistema do CadÚnico.

Na quarta-feira, dia 30, os participantes assistiram a palestra sobre os 10 anos do Bolsa Família apresentada pelo coordenador do programa em Ilhéus, Fernando Reis. Ele destacou os diversos benefícios que estão vinculados ao Bolsa Família como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Bolsa Verde, Benefício para Gestantes e  Brasil Carinhoso.

O palestrante também destacou as novas inclusões e inovações do programa em Ilhéus, como a implantação do serviço nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a inclusão de mais de 4.000 indígenas no CadÚnico, cadastramento de famílias da Reforma , dos assentamentos e que pertencem a comunidades quilombolas.  Outra palestra, ministrada pelo advogado e corregedor do município de Ilhéus, Carlos Pereira, teve como tema os 25 anos da Constituição Federal, com abordagem de questões sociais na história das constituições.

A técnica da Sedes, Norma Couto, agradeceu ao secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus,  Jamil Ocké,  pela oportunidade de realizar o evento. “O programa Bolsa Família faz parte do Fome Zero e a cada dia, se torna um instrumento muito importante na vida dos brasileiros”, destacou. O titular da pasta acredita que “a capacitação é uma ferramenta para atualizar as pessoas que trabalham com esse programa tão importante para a população”.

Capacitação de recursos para Ilhéus – O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, participou na última semana, de uma reunião com representantes de mais seis municípios para discutir com a coordenação do Programa Bolsa Família da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) formas de superar a situação de bloqueio do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) dos municípios participantes. Para ele, é primordial resolver essa questão com rapidez para não prejudicar os beneficiados.

 Ilhéus encontra-se com as contas reprovadas nos sistema do IGD-M, desde 2009, o que impede que o repasse seja realizado atualmente. O secretário Jamil Ocké afirmou que o objetivo do encontro foi sensibilizar a equipe da  Sedes de que “uma cidade do porte de Ilhéus não pode ficar sem esse recurso que possibilita a aquisição de equipamentos, realização de capacitações e atividades relacionadas ao programa”. Informou ainda que está confiante com a liberação do recurso, pois as oficinas e as informações fornecidas pela equipe da Sedes auxiliaram na regularização das pendências existentes.

Indicador – O IGD-M é um indicador do Governo Federal que vai de zero a 01, e identifica a qualidade da gestão descentralizada do Bolsa Família. É através desta avaliação que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) concede aos municípios um recurso para apoiar a administração do programa. Quanto mais próximo de 01, melhor será a avaliação e quanto maior o valor do IGD, também maior será o valor do repasse para o município.

O Bolsa Família é um programa integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e oferece transferência de renda para famílias que têm renda per capita inferior a R$ 70 por mês, beneficia hoje em Ilhéus 22.167 famílias. O agendamento para o atendimento pode ser feito na recepção da SDS na Rua Mário Alfredo s/n, Avenida Itabuna, das 7 às 14 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *