Crianças e adolescentes que integram programas sociais participam de atividades de lazer e esportiva

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona em Ilhéus através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), irá realizar uma série de atividades para mais de 300 crianças e adolescentes do município que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Adolescente). O dia de lazer ocorre neste sábado dia 19, em Olivença, no Balneário Tororomba. Também participarão da atividade 120 adolescentes do município de Ribeirão do Largo- BA.

As atividades continuam no domingo, dia 20, com a realização do torneio de futebol no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Para o secretário da pasta, Jamil Ocké, “a participação dessas crianças e adolescentes no esporte e a troca de experiências entre eles é uma maneira de complementar as ações já realizadas pelas equipes dos programas no nosso município”.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – O Peti e Projovem atualmente fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que proporciona atendimento social específico para os grupos etários dos serviços ofertados pela SDS. O serviço oferece atenção diferenciada de acordo as necessidades e fragilidades de cada grupo de convivência. O programa oferece atividades que visam a retirada da criança do trabalho através de oficinas de dança, música, esporte, cultura, cidadania, meio ambiente, e não deve ser confundido com um reforço escolar.

 Essas atividades se organizam de acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que ao se articularem previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, oportunizando dessa forma o acesso desses grupos às informações sobre direitos e participação cidadã. As atividades deste serviço devem ser oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e podem ser realizadas através de grupos ou coletivos que visam a troca de vivências bem como o fortalecimento de vínculos, a socialização, o sentimento de pertencer a localidade e de identidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *