Separar lixo doméstico reduz danos ao meio ambiente e à saúde do homem

Separar devidamente o lixo doméstico e disponibilizá-lo no horário correto da passagem do carro coletor é uma ação simples, que reduz danos ao meio ambiente e à saúde do homem. Segundo o gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus (Sema), Alex Assis, o lixo jogado em local inadequado pode causar sérios prejuízos ambientais como danos nos lençóis freáticos, alagamentos em épocas de chuva, além de provocar doenças nas pessoas que podem ser contraídas até pelo ar.

“Saber despejar os dejetos urbanos em local adequado faz com que ocorra melhor preservação do meio ambiente, além de melhorar o visual urbano”, ressalta Assis. Para estimular esta prática e disseminar a cultura da educação ambiental em Ilhéus, a Sema tem realizado iniciativas importantes, como a formação de parceria com outros órgãos e instituições para a produção do Jornal EcoKids, por estudantes  e professores, promovido ações educativas em unidades de ensino da rede municipal e, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, desenvolve um projeto de recolhimento de pilhas usadas.

Segundo Assis, é possível separar o lixo doméstico de duas maneiras: “Há a coleta diferenciada, na qual se separa lixo seco do úmido, como os alimentos, que podem ser descartados em um vasilhame; já em outro recipiente devem ser colocados materiais reaproveitáveis como plástico, metal, papel, entre outros. Essa é a chamada coleta seletiva”. O gerente também informa que materiais tipo móveis e eletrodomésticos devem ser descartados no ponto de coleta, porém os mesmo devem ser desmembrados, para que possam caber nos veículos que a faz.

Horário da coleta – O Diretor de Serviço de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), César Benevides,lembra que a coleta é realizada seguindo um programa de horários determinado pelo órgão e já divulgado em todos os bairros de Ilhéus. O programa também está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal, no link ‘Espaço do Cidadão’ (www.ilheus.ba.gov.br/).

Os horários de coleta estão assim distribuídos:

A partir das 7 horas –  Nelson Costa, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Barreira, Prôa/São Francisco, Olivença, Jairi, Acuípe, Águas de Olivença e Santo Antônio de Pádua, Basílio, Luiz Gama, Rua do Cano, Iguape, Savóia, São Miguel, São Domingos, BA-001, Juerana, Avenida Esperança, Mar e Sol, Jóia do Atlântico, Tulha, Ponta do Ramo, Mamoan, Sargi, Princesa Isabel, Vilela, Vila Nazaré e Barra.

14h às 15h – Cidade Nova, Centro, Outeiro de São Sebastião, Conquista, Carneiro, Teresópolis, Rua do Café, Belmonte, Boa Vista, Alto Formoso, Paquetá, Coqueiro, Amparo, Marciano, Litorânea Norte, Parque Infantil, Avenida Uberlândia, Malhado, Avenida ACM e Lindolfo Collor, Rodoviária, BR 415, Minha Casa Minha Vida, Banco da Vitória, Vila Cachoeira, UESC, Salobrinho, Tapera e Avenida Itabuna.

18h às 19h – Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal, Jardim Atlântico, Ceplus, Praias do Sul, Nova Brasília, Gabriela, Vog João de Goés.

Coleta seletiva – Recentemente a Sema promoveu na Associação Centro Educacional de Ação Integrada (ACEAI), no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, uma ação educativa, com o objetivo de orientar as crianças sobre a forma correta do descarte dos resíduos sólidos e incentivar o reaproveitamento dos inservíveis em Ilhéus. O órgão disponibilizou lixeiras para coleta seletiva, com cores e nomes de materiais para a escola.

A campanha para orientação de como disponibilizar matérias recicláveis continuará em outras entidades escolares. Segundo Alex Assis, esta é uma forma de mostrar a importância em se cuidar do meio ambiente, “além de promover a cidadania.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *