Unidades do CRAS de Ilhéus realizam oficinas

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ilhéus estão promovendo oficinas de música, contação de estória, teatro, confecção de flores artesanais, tapetes, bonecas e chaveiros para os usuários. Com unidades localizadas nos bairros da Barra, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Nossa Senhora da Vitória, o programa do Governo Federal é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

 Oportunidades para ampliação de renda, valorização pessoal e o resgate da autoestima são os principais fatores que as unidades do Cras ofertam às famílias que participam do programa.Através de parcerias com organizações não governamentais, como a Amparo Melhor, será ministrada ainda uma oficina de confecção de pufes para os usuários. Além dos cursos, o programa promove atividades de socialização como o Mutirão da Beleza, que ocorreu na unidade da Barra na última quarta-feira, dia 9, atendendo a cerca de 40 mulheres da comunidade.

Proteção – O Cras associa ações de proteção e enfrentamento às situações de risco em áreas georeferenciadas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos afetivos nas famílias e na comunidade. Entre as atividades desenvolvidas,está a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes que moram nas proximidades das unidades.

 O programa funciona como a ‘porta de entrada’ para os serviços prestados pela SDS, oferecendo orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de serviços na sede da secretaria. O programa também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *