As obras e serviços definidos pela comunidade do bairro do Salobrinho, no bojo do Programa Prefeitura Cidadã, foram iniciados na última quarta-feira, dia 2, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Ilhéus. Segundo informações do titular da pasta, Isaac Albagli, o conjunto de intervenções foi inaugurado com a obra de contenção de encostas da Rua do Ouro, uma das principais e mais conhecidas artérias da localidade.
O pacote de obras e serviços do Programa Prefeitura Cidadã no bairro do Salobrinho, que vai beneficiar 13.500 moradores, inclui outras ações de caráter emergencial, como roçagem e limpeza de ruas, reforma de uma unidade de saúde, operação tapa-buracos, reforma e pintura da praça principal e consertos nas redes de drenagem, além de outras de médio prazo, a exemplo da construção de uma nova escola, de uma creche e de outra unidade básica de saúde
Isaac Albagli explica que, em virtude de um deslizamento de terra ocorrido recentemente, além de recuperar parte da pavimentação em paralelos da Rua do Ouro, a Prefeitura de Ilhéus também vai construir no local uma alvenaria de pedra. “Com essas intervenções, estaremos melhorando a segurança e normalizando o dia-a-dia dos moradores, uma vez que o deslizamento de terra tornou precário o tráfego de veículos e a própria coleta de lixo. Daí a urgência do trabalho”, enfatiza o secretário municipal.
Por sua vez, o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, acrescenta que, visando o avanço do cronograma de serviços, a Prefeitura já deu início ao transporte de cascalho que será utilizado na melhoria das vias do bairro. “Além disso, será iniciado na próxima segunda-feira, dia 7, um levantamento topográfico que vai identificar os pontos que necessitam de serviços de drenagem pluvial”, completa.
Relançamento – Com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades e lideranças comunitárias, o relançamento do Prefeitura Cidadã aconteceu no último dia 27 durante reunião realizada no salão da Igreja católica local.
Implantado por Jabes Ribeiro, na década de 1990, seguindo uma sugestão surgida nos debates do Fórum Compromisso Por Ilhéus, o programa tem por objetivo levantar as necessidades mais urgentes e prioritárias de cada localidade, com a participação direta dos moradores, para a prestação de serviços de forma rápida por parte da Prefeitura ou de órgãos competentes nas esferas estadual e federal. A proposta é que, nas próximas semanas, a ação seja estendida, progressivamente, a todas as localidades e bairros de Ilhéus.
Esforço conjunto – Para levantar as necessidades e os principais problemas que afetam a comunidade do Salobrinho, a Prefeitura de Ilhéus contou com o apoio de um estudo realizado pela Uesc, das indicações feitas pelos vereadores James Costa e Tarcísio Paixão, além das sugestões dos moradores da localidade. O bairro, que fica no quilômetro 16 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, conta com 13.500 moradores e possui carências especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura urbana, mas também foram feitas reivindicações para a prática de esportes (quadra poliesportiva e reforma do campo de futebol).