Todos os motoristas da Viametro, empresa que atua no sistema de transporte público do município de Ilhéus, receberam treinamento intensivo, esta semana, sobre Atendimento ao Público e Direção Defensiva. Segundo a psicóloga Daiane Mangabeira, que fez palestra sobre atendimento, o objetivo do treinamento é intensificar a percepção dos motoristas como prestadores de serviço público, refletindo e avaliando o dia a dia de suas ações ao volante.
Na oportunidade, a psicóloga falou sobre a conduta, postura e expressões que suavizam a relação com o passageiro, a exemplo de “bom dia, por favor, aguarde um momento, e muito obrigado, além dos cuidados redobrados que precisam ser tomados com idosos, gestantes, deficientes e senhoras acompanhadas de crianças. É providencial estar bem-humorado e tratar bem a todos.“, disse Daiane, que é coordenadora do setor de Recursos Humanos da empresa.
O módulo Direção Defensiva foi ministrado pelo instrutor de motoristas Solon Pacheco. Foram exibidos vídeos sobre comportamento do motorista de ônibus no trânsito, ações defensivas e em relação a acidentes. “Trabalhamos sempre a parte motivacional, atualizando pontos da legislação, direitos e deveres do motorista enquanto profissional” afirmou.
Ele explicou também que a empresa faz testes diários de alcoolemia, e que a própria legislação fala que o profissional é quem deve solicitar o teste. “Falamos de ética e dos cuidados que precisamos ter com os nossos clientes ao conduzi-los, pois são eles que injetam dinheiro em nossa empresa para pagar os nossos salários. Precisamos zerar a insatisfação dos nossos clientes”, enfatizou Solon Pacheco.