Para fechar o segundo mês de atendimento, o Mutirão da Cidadania estará em dois distritos de Ilhéus nesta semana. Nesta quinta-feira, dia 26, a ação via beneficiar os moradores de Maria Jape. O atendimento será realizado na Escola Maria Vitória e no Posto de Saúde da Família. Na sexta-feira, dia 27, o mutirão estará em Mamoan, atendendo a comunidade no espaço do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), localizado próximo à Igreja Batista. Nas duas localidades, as ações vão ocorrer no período das 8 às 14 horas.
O Mutirão da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), e já atendeu mais de 10 mil pessoas em todos os bairros por onde passou. Por meio de parceiros como Centro de Olhos Especializado (Cenoe), 13ª Ciretran, 5º Grupamento de Bombeiros de Ilhéus, Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi), entre outros, os mutirões tem levado informação, orientações e prestação de serviço para a população. É importante ressaltar que as famílias e indivíduos que desejam participar do Mutirão da Cidadania devem comparecer com a documentação necessária para realizar os atendimentos.
Os mutirões têm como objetivo principal garantir atendimento para a população e inovar trazendo serviços de qualidade. As famílias que comparecerem aos mutirões de Mamoan e Maria Jape vão contar com cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CrediBahia. Também serão realizadas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos Peti e Projovem).
A população também receberá orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços prestados à população serão corte de cabelo, informações sobre serviços do SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.
A Sesau irá promover palestras e pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Também serão realizados atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e orientações nutricionais. Através do odontomóvel, a secretaria fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.