UESC implanta o primeiro Doutorado no Programa de Pós-Graduação Vegetal do Nordeste

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a instalação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação Vegetal da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.  A  proposta foi analisada durante a 149ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em Brasília, e publicada no dia 19.

De acordo  com a coordenadora  do curso, professora/Dra. Larissa Correa Costa “desde 2004 o programa vem atuando, na UESC,  em nível de mestrado, contribuindo para a formação técnica, científica e humanística de profissionais de Ciências Agrárias e áreas afins, comprometido com o desenvolvimento social e sustentável da região sul e extremo sul da Bahia. Este é o primeiro curso deste nível na região Nordeste, permitindo que os egressos do curso de mestrado permaneçam na região para dar continuidade à sua formação acadêmica, além de atrair interessados de outros estados ou mesmo de fora do país.”

 

“A aprovação do curso de Doutorado pela CAPES confirma o atendimento de um padrão de qualidade nacional que analisou diversos fatores desde a disponibilidade de uma infraestrutura adequada até a definição da estrutura curricular e a competência do corpo docente. Este curso de Doutorado terá como objetivo promover ações de ensino, pesquisa e extensão que impulsionem o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Estado da Bahia e no Brasil, por meio da formação de profissionais qualificados para a geração e disseminação de conhecimento científico-tecnológico em Produção Vegetal,” avalia a coordenadora.

Segundo a Dra. Larissa Corrêa do Bomfim Costa o curso conta com um corpo docente formado por doutores distribuídos em quatro linhas de pesquisa: 1) Cultivos em Ambiente Tropical Úmido, 2) Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, 3) Proteção de Plantas e 4) Solos e Nutrição de Plantas em Ambiente Tropical Úmido. O primeiro processo seletivo disponibilizará 15 vagas e será realizado ainda este ano para a entrada da primeira turma no início de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *