Ilhéus sedia Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças

Será realizado no Centro de Convenções do hotel Praia do Sol, em Ilhéus, entre os dias 15 e 19 de setembro, o 3º Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças (III CBPFH). O evento, que tem como tema Frutas e Hortaliças: Tecnologia, Sustentabilidade e Saúde, proporcionará debates e o intercambio de informações acerca de técnicas inovadoras no processamento de frutas e hortaliças, além de avaliar a importância de seus derivados na prevenção de enfermidades crônico-degenerativas.

De acordo com o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Célio Kersul do Sacramento, presidente da comissão organizadora, o encontro entre os pesquisadores e profissionais das diversas áreas ligadas ao setor da agroindústria é uma grande oportunidade para agregar valor aos produtos agrícolas. “O mercado de frutas e hortaliças processadas encontra-se em expansão, havendo a necessidade de criação de novos produtos, melhoria do nível de padronização, garantia da qualidade do produto final e também investimentos nos setores de embalagem. O processamento de frutas e hortaliças reveste-se de grande importância no aproveitamento e agregação de valores aos produtos vegetais, contribuindo para a redução de perdas pós-colheita e também permitindo a produção de novos produtos”, destaca Kersul.

Programação – Organizado em parceria pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Instituto Cabruca, o evento prevê a participação de quinhentas pessoas, entre estudantes e profissionais da área. Nos cinco dias, reunirá 62 pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, que se dividirão em palestras e apresentações de trabalhos na modalidade de pôster. Entre os convidados, estão o Professor Edimir Andrade Pereira, pesquisador da Universidade Tecnológica do Paraná, e a Professora Thadia Turon Costa da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O local – A cidade de Ilhéus possui uma vocação natural em relação à agroindústria. O hotel Praia do Sol foi o local escolhido pela comissão organizadora por possuir uma infra-estrutura moderna e capaz de receber mais de 700 pessoas, além de estar a apenas 1 quilômetro do aeroporto. Durante o encontro, pretende-se colocar o eixo Ilhéus-Itabuna como capital nacional da agroindústria, oferecendo à região a oportunidade de receber grandes nomes do agronegócio, contribuindo para a criação e manutenção de vários setores industriais.

Como participar – Todas as informações sobre o III CBPFH estão disponíveis no endereço www.cbpfh2013.com. Tarifas especiais de hospedagem para os participantes do evento estão sendo oferecidas por alguns hotéis da cidade, como, por exemplo, o Aldeia da Praia, que fica a apenas 3 quilômetros de distância. Além disso, a comissão organizadora disponibilizará o translado aos congressistas durante o período do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *