Existe um movimento de toda a cadeia produtiva do cacau em promover o chocolate brasileiro, uma vez que o mercado precisa de mais profissionais qualificados para atuar na gestão dos empreendimentos, bem como na melhoria da qualidade do chocolate. A preocupação é ainda maior quando pensamos no chocolate fino ou gourmet. É neste cenário que a Escola de Chocolataria da Castelli ESH com apoio do Instituto Cabruca, abriu inscrições para os cursos de Pós-graduação em Gestão de Negócios em Chocolataria Gourmet e de Extensão em Formação Profissional em Chocolataria Gourmet. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de outubro.
Os cursos permitem a formação de profissionais em chocolataria por meio do estudo da cultura, dos processos de obtenção e da arte do chocolate, com a proposta de fomentar o mercado do chocolate gourmet, apresentando a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, contemplando sua história, processos de produção agrícola do cacau e procedimentos pós-colheita.
Para Durval Libânio, Presidente do Instituto Cabruca, os cursos marcam uma nova fase da cadeia produtiva do chocolate no Brasil, já que estamos avançando no conceito de chocolate goumert como alimento funcional que é um dos princípios da Escola de Chocolataria Castelli. Compartilha dessa visão, a vice-diretora da instituição, Silvana Castelli: “a Castelli ESH sente-se honrada em contribuir para o avanço da cadeia produtiva do cacau ao chocolate, qualificando profissionais e buscando a promoção do chocolate fino brasileiro por meio também da educação e da formação de um novo consumidor que valorize os benefícios para a saúde e bem estar de chocolates com alto teor de cacau”.
A Escola de Chocolataria Castelli é um centro pioneiro na educação voltada ao chocolate no Brasil, instalada na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, tradicional produtora de chocolate, onde o chocolate incorpora empreendimentos, turismo e tradição gastronômica.
Mais informações já estão disponíveis no site: www.castelli.edu.br