O mutirão realizado pela Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira, dia 23, no Barrio Nossa Senhora da Vitória, contou com novos serviços, a exemplo do Balcão Jurídico da Faculdade de Ilhéus, atendimento oftalmológico do Centro de Olhos Especializado (Cenoe), além da atividade educacional da 13ª Ciretran, com distribuição de material informativo sobre a prevenção de acidentes e os cuidados necessários no trânsito. Na última semana, o prefeito Jabes Ribeiro determinou às secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau) que formassem parcerias para melhor atender à população e que o mutirão ocorresse até às 16 horas, e não mais até às 14 horas.
Outros serviços prestados pelos órgãos parceiros foram as informações do CrediBahia, sobre o programa de linha de crédito do governo Estadual, as orientações do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda os moradores da localidade tiveram acesso às informações sobre Passe-Livre e distribuição de Carteiras do Idoso usufruíram dos serviços de corte de cabelo infantil.
Jabes Ribeiro foi conferir as novidades do evento no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, Relações Institucionais, Jailson Nascimento, e de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas. “Percebemos que estes eventos atraem muitos cidadãos, pois é uma oportunidade ter acesso a vários serviços em um único momento, então decidimos buscar formas para melhor servir à nossa população” frisouJabes Ribeiro. Também estiveram presentes no evento os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Roque do Sesp(PSC) e Raimundo do Basílio (PMDB).
Saúde e Desenvolvimento Social – Os moradores do bairro puderam usufruir, através da Sesau, de atendimento pediátrico, ginecológico, psicológico, aferição de pressão arterial, consultas com clínico geral; serviços odontológicos, palestras sobre saúde bucal e nutrição, prevenção da dengue e orientações sobre hanseníase.
A SDS prestou à comunidade os serviços do programa Bolsa Família com informações sobre o programa, cadastramento e recadastramento e também desbloqueio de cartões. Outros programas levados pela secretaria foram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes (Projovem) com inscrições para crianças e adolescentes, realização de inscrições no Balcão do Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do setor de Habitação.
Os moradores também tiveram acesso ao atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e foram beneficiados com a distribuição de dois mil litros de leite do programa Nossa Sopa. Outro serviço oferecido foi a pesagem de crianças e adultos para alimentação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), programa completar ao Bolsa Família.
Agenda–Na próxima sexta-feira, dia 30, o mutirão será realizado no Bairro de Teotônio Vilela, encerrando o calendário de agosto. Em setembro a programação continua, na sexta-feira, 06/09, o mutirão estará no Bairro do Malhado; dia 13/09, os serviços estarão no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida. Na sexta-feira, 20/09, o mutirão ocorre no Bairro do Nelson Costa e no dia 27/09, na comunidade de Mamoan.