A logística e a estrutura para a realização do desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil, dia 7 de Setembro, está em organização pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em parceria com outros órgãos municipais. Aspectos como horário do desfile, ordenamento do trânsito, segurança pública, limpeza das ruas e serviços de saúde foram discutidos em reunião, no Palácio Paranaguá, na manhã desta quarta-feira, dia 14, pela secretária Marlúcia Rocha e diretores da Seduc, com o chefe de Gabinete, Victor da Veiga, o Superintendente de Trânsito e Transportes, Eliezer Ribeiro, e representantes da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Guarda Municipal.
O desfile vai ocorrer na Avenida Soares Lopes, a partir das 8h30, com o tema ‘Brasil: sociedade e seu poder de transformação’. Segundo as determinações da lei 9.605, do Código Brasileiro de Trânsito, o titular da Sutran informa aos moradores da avenida que no período das 5 às 15 horas do dia 7, não será permitido o tráfego de veículos no local. “O ideal é que os moradores mantenham seus carros na garagem durante o desfile ou saiam da avenida antes das 5 horas da manhã”, considera Eliezer Ribeiro. “Trata-se de uma medida de segurança, para evitar a ocorrência de acidentes”, ressalta.
A Guarda Municipal atuará na proteção do patrimônio público e irá colaborar com a Polícia Militar na promoção de segurança aos cidadãos. Toda a limpeza das ruas e dos canteiros, roçagem e coleta de inservíveis será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Já a Sesau prestará serviços de saúde, em uma unidade instalada em frente à Igreja de São Jorge.
Inscrições – A Seduc informa que as escolas e demais organizações do município que quiserem participar do desfile devem se inscrever até o próximo dia 20 de agosto. É preciso pegar ficha de inscrição e o regulamento de participação na recepção da Seduc – Avenida Soares Lopes, nº 299, Centro – no período das 9 às 17 horas. Maiores informações pelo e-mailseducilheus@hotmail.com/.
O regulamento para participação no desfile e o tema deste ano foram definidos no último dia 9, em reunião com representantes das secretarias municipais, diretores de escolas públicas e privadas, além de representantes de clubes de serviço, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, entre outros. Na ocasião, também foi aprovado o tema e a definição de metas para o Desfile Cívico.