Será aberta às 19 horas desta sexta-feira, dia 2, no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras, a III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus. A cerimônia de abertura vai contar com a presença de autoridades locais, artistas e membros da sociedade civil organizada. Durante o evento, que terá como tema central ‘Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura’, a sociedade terá a possibilidade de discutir o Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017).
A programação da III Conferência Municipal de Cultura prossegue no sábado, dia 3, a partir das 8h30, com diversos debates. No final da manhã, por volta das 11 horas, será realizada a escolha dos delegados que representarão o município nas conferências territorial e estadual. Já no período da tarde, a partir das 14 horas, ocorrerá uma apresentação sobre a metodologia do PPA Municipal, seguido de um trabalho em grupo. O último ato, previsto para acontecer às 16 horas, será a apresentação dos trabalhos na plenária final.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, lembra que as conferências de cultura são espaços de debate e proposição de ações, políticas e programas voltados para o campo cultural, sempre com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e das comunidades culturais, além de artistas, produtores, agentes e articuladores. “Na verdade, a conferência é uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e da execução das diversas intervenções públicas, para garantir uma gestão democrática da política cultural do município, do estado e do país”, completa, acrescentando que “essas promoções são, também, importantes componentes globais do chamado Sistema de Cultura”.
Histórico – Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com os diversos municípios, sempre divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais. A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema ‘Cultura é o quê?’, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, onde foi discutido o tema ‘Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento’. Finalmente, em 2011, a quarta conferência estadual aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, trazendo o tema central: ‘Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura’.
A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá em Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase ao tema ‘Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura’. Na oportunidade, com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, a conferência sediará a apresentação de ações, projetos e programas da Secretaria Estadual de Cultura, a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
Paulo Atto destaca que são três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais serão realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; e a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. “A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília no período de 26 a 29 de novembro de 2013”, completa Atto.