Promover a contínua capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, incluindo professores, diretores, orientadores, supervisores e secretários escolares, é uma das propostas da Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus (Seduc). Até o início do próximo mês de agosto, estão programados quatro cursos de capacitação nas áreas de matemática, educação especial, formação administrativa e alfabetização na idade certa.
Na semana passada, a Seduc, em pareceria com Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Grupo de Estudos sobre Educação e Metodologia de Pesquisa (Geempa), promoveu um curso sobre novas técnicas de alfabetização, com o objetivo de corrigir a defasagem no processo de alfabetização dos cerca de 1300 estudantes da rede municipal de ensino na faixa etária a partir dos nove anos que ainda não sabem ler.
Nesta quinta-feira, dia 25, a prefeitura oferece o curso ‘Pró Letramento em Matemática’, há 25 professores que atuam com as séries iniciais da formação pedagógica, no período das 18h30 às 21h30, no IME-Centro. Já sexta, dia 26, e na segunda-feira, dia 29, também no IME-Centro, 260 professores serão beneficiados com uma formação pedagógica desenvolvida pela parceria da prefeitura com o Pacto Bahia e com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ação, que ocorre nos turnos matutino e vespertino, favorece professores de turmas multicicladas e do 1º, 2º e 3º anos (sede e campo).
Também na próxima segunda-feira, 40 professores, orientadores e supervisores participarão de uma formação pedagógica ministrada pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), abordando temas como deficiência auditiva, deficiência visual e transtorno global de desenvolvimento. O encontro vai ocorrer na Sala de Informática da Escola Heitor Dias, das 17 às 19 horas. Já no próximo dia 2/07, cerca de 102 diretores e secretários escolares da rede municipal de ensino participarão, durante todo o dia, de uma formação administrativo-estatística, que incluirá inúmeros assuntos, tais como ciclos, legislação, transferência escolar e resultados de aprendizagem.
Valorização – O objetivo da Seduc com estes cursos, desenvolvidos em parceria com os governos estadual e federal, é contemplar pelo menos cerca de 60% do corpo docente do município. Para a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, o processo de capacitação amplia a valorização dos professores e dos demais trabalhadores da educação, melhorando, por via de conseqüência, o próprio processo de ensino-aprendizagem. “Quando possibilitamos a capacitação dos nossos profissionais, investimos nas suas carreiras e, obviamente, na melhoria educacional”, diz a secretária municipal.
A diretora pedagógica da secretaria, Ana Angélica Serafim, chama atenção para o calendário de capacitações que a Seduc estará cumprindo até o inicio do próximo mês. “Somente neste pacote, que fortalece ainda mais a nossa política de valorização profissional, 427 professores, diretores, orientadores, supervisores e secretários escolares serão beneficiados”, informa.
Pró-Letramento em Matemática – Desde março passado, 25 professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino fazem o Pró-Letramento em Matemática. O programa de formação continuada visa melhorar a qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O Pró Letramento oferece suporte à ação pedagógica, propondo situações capazes de incentivar a construção do conhecimento como processo de formação docente. A idéia é desenvolver instrumentos pedagógicos que possibilitem a compreensão da linguagem e da matemática, com ênfase para seus processos próprios de ensino e aprendizagem.
Por sua vez, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um acordo assumido pelo Governo Federal, estados e municípios para firmar o compromisso de alfabetizar crianças de até, no máximo, oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tanto, informa o Ministério da Educação, garantir o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.