Secretários dão informações sobre transporte e pedem ao Reúne Ilhéus que desocupe rua

Numa reunião que durou mais de cinco horas, das 16 às 21h30 da última terça-feira, dia 23, o vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), os secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e da Administração, Ricardo Machado, com representantes do Movimento Reúne Ilhéus, procuraram tirar todas as dúvidas ainda existentes em relação à situação do transporte coletivo do município e pediram aos mesmos a compreensão a respeito dos problemas que estão sendo criados para a comunidade ilheense, inclusive os comerciantes, com a insistência do grupo de manter a interdição da área em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. O vice-prefeito Carlos Machado observou não haver razões para que a interdição se mantenha até porque todos os documentos que foram solicitados ao prefeito Jabes Ribeiro pelo movimento já foram repassados, inclusive os balancetes contábeis das empresas, única pendência que restava.

O vice destacou que desde o início do movimento, a administração municipal tem mantido uma postura aberta e transparente, recebendo os representantes do grupo sempre que assim foi solicitado, para dar todas as explicações consideradas necessárias. E lembrou que no encontro com o prefeito Jabes Ribeiro, este determinou a abertura de uma auditoria completa das planilhas de custos e do sistema de transporte, após o que será possível avaliar as reais condições de funcionamento do sistema e dos componentes da tarifa de ônibus. O vice-prefeito salientou que posições intransigentes não conduzem a nada de positivo e lembrou que num processo democrático é preciso haver comprometimento de todos os envolvidos, não apenas de um só lado.

“Da mesma forma que o governo municipal compreende as ações dos movimentos sociais”, completou Cacá, “numa democracia é preciso haver compromissos e compreensão de todos”. No encontro, o secretário Isaac Albagli informou que a Prefeitura já solicitou orçamentos de instituições capazes de promover a auditoria no sistema e observou que a administração municipal aguarda a indicação do nome que representará o Reúne Ilhéus na comissão que vai acompanhar o trabalho dos auditores. Como forma de dar completa transparência ao processo, além de um representante do movimento, a comissão será integrada por representações do Conselho Regional de Contabilidade, do Conselho Municipal de Transportes, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e da administração municipal.

Isaac Albagli ainda observou que a instituição ou empresa a ser contratada terá que concluir o trabalho num prazo máximo de 80 horas, para que o processo de definição não se prolongue.Mas fez questão de destacar, também, que qualquer decisão a respeito dos contratos existentes e sobre o futuro da tarifa somente será possível após a conclusão da auditoria. Ao final da reunião, onde ainda foram debatidas várias outras questões relativas ao transporte coletivo, os secretários voltaram a apelar para que o Movimento Reúne Ilhéus desocupe a rua em frente ao Palácio Paranaguá, garantindo-lhes que a administração municipal continuará aberta para se reunir com o grupo sempre que isto se fizer necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *