Sensibilizar os alunos e a população para a necessidade de uma participação efetiva na preservação ambiental, com ênfase na reutilização, reciclagem e redução do lixo, é uma das propostas do Projeto “Meio Ambiente”, desenvolvido pela Escola Municipal Barra de Itaípe, localizada na zona norte da cidade de Ilhéus. Na manhã desta quarta-feira, 24, professores, alunos e moradores da comunidade enchiam garrafas pets com areia para a construção de uma sala ecológica multifuncional.
Segundo a diretora da unidade, Vilma Santos, serão utilizadas no projeto cerca de cinco mil garrafas pets de 2 litros. “Este espaço, que servirá para o funcionamento de uma brinquedoteca, sala de leitura e produção de brinquedos de sucata, deverá ser concluído em outubro próximo”, afirma. A diretora destaca que com a iniciativa, a escola oferece aos alunos orientações sobre a diferença entre separar, reciclar e reutilizar, reconhecer a importância de materiais recicláveis, incentivar uma geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas ambientais, reconhecendo as responsabilidades individuais e coletivas, bem como planejar ações capazes de contribuir para melhorar qualidade de vida na escola e na comunidade.
A Escola Municipal Barra de Itaípe proporciona – conforme a diretora – aos estudantes ilheenses a possibilidade de construção de um futuro sustentável para a comunidade e para o município, reflexão sobre o significado e a atuação do ser humano no planeta, a utilização da arte como elemento sensibilizador bem como o aproveitamento da leitura como meio de transformação e da linguagem escrita como instrumento de aprendizagem e formação da cidadania.
Vilma Santos informa que a construção da sala conta com a participação de alunos, pais de alunos e pessoas da comunidade local. “Esse processo de edificação é tão importante quando a destinação posterior do espaço, uma vez que durante a coleta e utilização das garrafas, os alunos são despertados para a importância da reutilização de materiais que, originariamente, iriam para o lixo”, comenta ela, salientando que um dos compromissos do projeto é “formar uma comunidade sustentável”.
Mudança – O Projeto “Meio Ambiente” possibilita uma maior abordagem da necessidade de mudança de valores e atitudes. “Em uma comunidade sustentável, as pessoas cuidam das relações que estabelecem umas com as outras, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro, sempre com criatividade, liberdade e respeito às diferenças”, salienta a professora. “Com este Projeto, queremos realizar ações voltadas para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuindo para um dia-a-dia saudável, democrático e participativo”, acrescenta.
Escola – A Escola Municipal Barra de Itaípe, que funciona nas dependências do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM), pertence à rede da Secretaria de Educação e possui 221 alunos do Ensino Fundamental I e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), distribuídos nos três turnos do dia. Além do “Meio Ambiente”, a unidade escolar também vem trabalhando, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o Projeto “Mais Educação”. A iniciativa, que visa promover educação em tempo integral, está montando seis oficinas: brinquedoteca, letramento e alfabetização, rádio escola, banda fanfarra, voleibol e matemática.