Conforme determinação do Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na segunda-feira, dia 22, durante a segunda reunião do Pacto por Ilhéus, no auditório da Justiça Federal, a Secretaria Municipal de Administração (Sead) disponibiliza os dados demonstrativos das duas empresas que atuam com o transporte coletivo no município – São Miguel e a Viametro. Os documentos reúnem balanços, demonstrativos e relatórios mensais das empresas, incluindo receita bruta e líquida, deduções, custos de serviços prestados, despesas operacionais com vendas e administrativas. Para acessá-los, clique: Viametro e São Miguel.
Na reunião da segunda, que contou com a participação dos membros do Conselho de Observadores do Pacto por Ilhéus (sociedade civil organizada) e do movimento Reúne Ilhéus, sindicatos dos servidores, vereadores, autoridades religiosas e imprensa, Jabes Ribeiro propôs a criação de uma comissão para analisar e conferir o índice de despesas com pessoal e outra para estudar o balanço contábil das empresas que exploram o transporte coletivo no município. Também fez um apelo aos servidores para que voltem aos seus postos de trabalho, assegurando os serviços públicos à população.
Com a disponibilização dos documentos contábeis, o prefeito cumpre o compromisso firmado com o movimento Reúne Ilhéus e com a população em tornar público os demonstrativos das empresas de transporte coletivo. Anteriormente, foram entregues aos integrantes do movimento, cópias da publicação no Diário Oficial da formação do Conselho Municipal de Transporte, termo de concessão do serviço de transporte coletivo das empresas atuantes na cidade, editais de concorrência pública números 001/001 e 003/2003 e a solicitação de revisão tarifária (processo nº 5527/2013).