A diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus conheceu nesta quinta-feira (11.07), em reunião no auditório do Sicomércio, o programa Capacitar apresentado pelo professor e empresário Gilvado Sobrinho e pela consultora Elaine Matos.
O Capacitar é um programa da Confederação das Associações Comerciais do Brasil em parceria com a Câmara de Artes e ofícios de Essen, na Alemanha. O objetivo do programa é profissionalizar instituições sem fins lucrativos – como Associações Comerciais, CDL’s e Sindicatos – por meio da implantação e acompanhamento de um programa de gestão moderna de entidades. “É um programa que atua em 25 municípios do Nordeste, sendo cinco destes na Bahia (Santo Antônio de Jesus, Valença, feira de Santana, Irecê e Itabuna), e, tem obtido excelentes resultados. Por isso, estamos apresentando à CDL de Ilhéus, onde atuaremos como consultores voluntários, e, com a participação de uma diretoria comprometida poderemos fazer um diagnóstico da CDL, estabelecer metas e trabalhar em benefício de uma melhor gestão na entidade”, explicou o professor Gilvado Sobrinho.
A diretoria da CDL aprovou a iniciativa e está ansiosa para o início do programa. “Precisamos do Capacitar para avançar no quesito gestão moderna e estabelecer um plano de ação que realmente funcione. Só assim alcançaremos várias metas, como, por exemplo, a construção da nossa sede própria e a atração de novos associados”, explicou Aloysio Mendonça, diretor financeiro da CDL de Ilhéus.
O programa Capacitar – que é desenvolvido em várias etapas – apresentará linhas estratégicas de atuação, como na prestação de serviços, promoção do associativismo e desenvolvimento local, mercado, finanças e recursos humanos. Os trabalhos já devem começar na próxima semana. “Queremos que a nossa gestão seja uma gestão de sucesso e todo e qualquer programa que for nos ajudar neste sentido, nos capacitar, promover ações que possam enriquecer nosso leque de serviços, nossas campanhas promicionais, o desenvolvimento do nosso comércio, queremos trazer sim, para a CDL de Ilhéus”, finalizou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.