V Festival Internacional do Chocolate e do Cacau é encerrado com sucesso de público e crítica

Com o tema “Uma Viagem do Cacau ao Chocolate” o V Festival Internacional do Chocolate e do Cacau recebeu cerca de 30 mil pessoas nos cinco dias de evento.

Palestras, Workshops, shows, concursos, exposições de arte com o chocolate como tema e matéria prima para as obras de arte foram algumas das atrações que o público teve a oportunidade de conferir durante o festival. Consolidado como evento internacional o festival do chocolate contou com stands de indústrias, marcas de chocolate fino e artesanal, produtos de cooperativas da agricultura familiar, órgãos públicos e fornecedores de equipamentos com as principais novidades do mercado.

Uma galeria com fotografias, pinturas em tela e uma exposição de esculturas de chocolate inspiradas nas principais obras de Jorge Amado, feitas pelo chef Lucas Corazza, foi uma das atrações mais visitadas do festival.

Esse ano um dos destaques foi a Feira dos Municípios, que divulgou a cultura, o turismo e a culinária das cidades das Costas do Cacau e do Dendê.

Os workshops e minicursos tiveram uma presença expressiva do público, profissionais da área e simpatizantes do tema tiveram a oportunidade de ver o processo de trabalho de Chefs como, Diego Lozano e André Bispo. O resultado final agradou a todos, principalmente para quem conseguiu provar um pedacinho.

E as noites do festival foram recheadas de coisa boa, shows com atrações locais e de nível nacional animaram e promoveram a integração entre o público.

Outro ponto alto do Festival foram os concursos de melhor amêndoa, ministrado pela CEPLAC que avaliou a qualidade das amêndoas de cacau fino produzidas em diferentes regiões da Bahia e do Brasil e que teve como ganhador, o produtor Pedro Roberto Roberto Santos Magalhães proprietário da Fazenda Lajedo do Ouro.

No concurso de sobremesa, quem levou o prêmio foi a Praça do mestre, estavam entre os avaliadores, Chefs renomados, como Lucas Corazza e Giuliana Cupini. O prêmio de melhor bolo decorado foi para o trabalho de Joana patrícia Santana Santos e o segundo 2º Lugar para Anaildes Pedreira da Silva). A Mendoá esteve presente como patrocinadora e apoiadora dos concursos.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é realizado num esforço conjunto de entidades como a Bahiatursa, Governo da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e a MVU Eventos, empresa idealizadora do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *