Manifestantes de Ilhéus voltam às ruas

O Movimento Reúne Ilhéus, que na última quinta-feira colocou nas ruas da cidade mais de 4 mil pessoas para protestar, anunciou para esta quarta-feira mais uma caminhada. Os organizadores atendem a um apelo da coordenação nacional que programou para o dia uma nova atividade durante a partida pela semifinal da Copa das Confederações entre o Brasil e o Uruguai. De acordo com a coordenação, a concentração acontece a partir das 2 horas da tarde, na praça Pedro Mattos (Praça do Teatro Municipal), com saída prevista para as 5 horas. Apesar de uma reunião confirmada com o comando da PM, os manifestantes estão anunciando uma caminhada “com trajeto independente, popular e espontâneo”.

Os organizadores reconhecem que dificilmente repetirão o público do primeiro ato, mas alegam que a manifestação de quarta também é necessária para manter a chama do manifesto. Eles também confirmaram, em primeira mão, para o Jornal Bahia Online, a realização de uma vigília, na madrugada de 27 para 28, na praça Cairu, quando serão apresentadas diversas manifestações culturais pelos participantes do movimento. “Iremos amanhecer por lá”, asseguram os organizadores.

Hoje, dois líderes do movimento assumiram que passaram “por um certo constrangimento” na Câmara de Vereadores da cidade. Convidados pelo vereador Lukas Paiva para fazer um relato das atividades do grupo, eles não puderam se pronunciar na Tribuna. O Regimento do Legislativo determina que para pronunciamento de terceiros é necessária que a aprovação ocorra em sessões anteriores. Não foi o caso.

Lembrados da situação legal, que desconheciam, Elisabeth Zorgetz e Mário Schineider, não aceitaram falar mesmo diante da quebra do regimento autorizado pelos vereadores. “Estamos aqui lutando para que as coisas aconteçam de forma legal. Não vamos aceitar este privilégio da Câmara. Falamos quando legalmente estivermos em condição de falar”, disse Elisabeth.

www.jornalbahiaonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *