A ingestão de álcool oferece perigos tanto para quem consome quanto para as pessoas a sua volta, e a maioria dos acidentes de trânsito está ligada ao uso de álcool. Por esse motivo, a Rota Transportes está realizando, desde a última segunda-feira, uma campanha educativa de São João intitulada “Álcool e Direção: Pule essa fogueira”, que se estenderá até o dia oficial da festa, 24 de junho. A campanha tem como objetivo inibir a ingestão de bebidas alcoólicas pelos motoristas, de modo geral, ao volante. A Viação Cidade Sol, outra empresa do Grupo Brasileiro, também aderiu à campanha.
Durante toda a semana, os setores de Qualidade, Comercial, Recursos Humanos com o apoio das Gerências se juntaram para o trabalho de conscientização em toda a empresa, através da distribuição de adesivos da campanha aos motoristas e cobradores que partem para os seus destinos nas estradas. Eles também atuam como agentes multiplicadores da ação. Os agentes de vendas de passagens da Rota e da Cidade Sol nas Rodoviárias de Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Jequié, Salvador e Alagoinhas, bem como no Terminal de Bom Despacho, vestiram a camisa da campanha.
Marcos Barbosa é motorista profissional há 15 anos, mas está na Rota Transportes há cinco meses. Para ele, a campanha “é para educar as pessoas, tomar um pouco de consciência de que álcool e direção não combinam, nunca combinaram e não vão combinar. Até um motorista que possa estar no carro, ao ver a gente utilizando esse adesivo, vai por em mente que precisa pular a fogueira do álcool e direção. A campanha é válida. Ela serve para orientar outras pessoas”, enfatizou.
O motorista Ivan Júnior Oliveira Matos ingressou na empresa há oito anos como cobrador, foi manobrista e hoje é motorista rodoviário. “A proposta é conscientizar a sociedade e a nós próprios dos riscos de conduzir veículos depois de ingerir bebida alcoólica. O exemplo tem que partir de nós, profissionais. São tantos acidentes por motoristas imprudentes e o álcool está sempre por trás”, disse ele.