Sem dúvida, o problema da saúde pública encabeça a lista dos grandes problemas encontrados pelos novos gestores em todo o Brasil. Parece que o SUS entrou em colapso imediato no atendimento aos pacientes e, a uma enorme camada da população pobre a quem o sistema se destina. É uma máxima ‘a choradeira’ dos prefeitos de que os valores dos repasses são insuficientes para se arcar com toda a estrutura de que o sistema de saúde pública necessita. Nisto, especialistas, políticos e profissionais do ramo concordam. Dentre o grupo político nacional destacamos, o Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado- deputado estadual- José de Arimatéia(PRB) que está à frente de uma importante mobilização para colher assinaturas de apoio à proposta de iniciativa popular(Assine Mais Saúde) de um Projeto de Lei Complementar que: “ Altera dispositivo da Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012 e que Regulamenta o §3º do Art.198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados,Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde…”
Em atenção ao requerimento do Vereador Ivo Evangelista(PRB) à Câmara Municipal de Ilhéus, estará realizado nesta sexta-feira( 14), às 14h, uma sessão especial com à presença do Dep. José de Arimatéia e equipe da comissão de saúde Alba, para os devidos esclarecimentos sobre – ASSSINE MAIS SAÚDE-
Foram convidados representantes das entidades ligadas ao campo da saúde pública local: O Prefeito do Município, Jabes Ribeiro; O diretor do Hospital Luiz Viana Filho,Dr.Júlio Díaz; Diretora da 6ª Dires,Enf. Sonilda Melo; Provedor e Diretores da Santa Casa de Misericórdia e Hospital São José, Dr. Eusínio Gesteira e/ou Neide Silveira; Diretor da CoCi, Dr. Carlos Lira; Diretor do Hospital Ilhéus e Casa São Jorge, Dr. Jorge Viana; Secretária de Saúde do Município,Drª Ledívia Sampaio; Secretário de Desenvolvimento Social,Jamil Ocké; Conselho de Saúde, radialista Yolando Souza; Associação do Teotônio Vilela, Sr.Makrisi Angeli; Associação do N.S.da Vitória,Manoel da Hora; Associação Hernani Sá,Odailson Aranha; Sinsepi, Luiz Machado; Instituto Ilhéus,Sra.Maria do Socorro; Rotarys,Srs. Paulo Moreira e Trajano; profissionais da imprensa, dentre outros.