Caminhada mobiliza Ilhéus contra o trabalho Infantil

Com apitos, faixas, música e empolgação, crianças e adolescentes atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em Ilhéus, chamaram a atenção da sociedade para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – esta quarta-feira 12 de junho – com uma caminhada que percorreu as ruas do centro da cidade. As crianças também assistiram aos filmes infanto-juvenis, ‘O Velho e os Três Meninos’, ‘A Bicicleta do Vovô’ e ‘Maria vai ca’s Vacas’, que estão na programação do Festival de Cinema Baiano (Feciba), no Cine Santa Clara.

Com a ação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), deu mais um passo para alertar e conscientizar a população sobre o grande problema que é o trabalho infantil e sobre a importância da aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A mobilização também incluiu atividades lúdicas, explanações sobre o programa, explicações sobre a campanha de combate ao trabalho infantil, na Rua Jorge Amado.

Em Ilhéus, cerca de 780 crianças e adolescentes são atendidas pelo Peti, participando de oficinas de arte, cidadania, dança, cultura e esportes, com a oportunidade de crescer sem perder parte da infância trabalhando. “As atividades desenvolvidas pelo Peti, realizadas sempre no turno oposto ao escolar, possibilita que as crianças permaneçam longe da situação de trabalho e de marginalidade”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké, informando que para participar do programa, a criança deve ter no mínimo, 85%, de frequência na escola. “Mas o Peti não é um programa de reforço escolar e sim um espaço de convivência e promoção da cidadania”, observa Ocké.

Relatório – O Peti é um programa de convivência socioeducativa do Governo Federal cujo objetivo é o resgate de crianças e adolescentes na faixa etária entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho ou risco social. De acordo com relatório da Organização Mundial do Trabalho (OMT), existem hoje, cerca de 10,5 milhões de crianças em situação de trabalho em todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *