Em seu terceiro mandato como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, o empresário Paulo Ganem fala sobre os desafios a serem enfrentados pela atual diretoria e dos planos para ampliar a oferta de serviços, conquistar novos associados, construir uma sede própria para a entidade e dinamizar e fortalecer o comércio de Ilhéus por meio de cursos, capacitações e das tradicionais Campanhas promocionais.
Entrevista
1- Sabemos que o senhor já tem uma larga experiência como presidente da CDL, cargo que já ocupou em outras duas gestões. Além disso, sempre fez parte da diretoria da entidade e de outras como a ACI de Itabuna. Qual o diferencial desta gestão em relação às outras¿ Os contextos são bem diferentes…
Paulo: O grande diferencial são os novos desafios que teremos que superar. Um deles, é a busca da autossuficiência financeira da entidade. Já estamos reaproximando a entidade da FCDL, dos empresários, dos associados, do Poder Executivo Municipal e da própria população. Estamos firmando convênios com o Sebrae e Faculdade de Ilhéus para atender às micro e pequenas empresas associadas frente às novas exigências, buscando modernas ferramentas de gestão para que possam enfrentar possíveis momentos de crise e participar confortavelmente do ambiente competitivo que o mercado nos impõe. Acredito que novas oportunidades surgirão com a construção do complexo Porto Sul. Muitas empresas serão contratadas para prestar serviços e somente aquelas que estiverem ajustadas às estas novas exigências poderão aproveitar estas oportunidades.
2- Qual a situação atual da CDL de Ilhéus com relação a associados¿ Existe alguma estratégia para ampliar o número¿
Paulo: A CDL sempre teve uma relação direta com os associados e em alguns momentos essa relação foi desmontada. Estamos reestruturando o nosso departamento comercial, formando uma nova equipe de consultores em negócios para atender mais e melhor o nosso público-alvo. Estamos criando agora o programa CDL 1000. O objetivo – como o próprio nome diz – é atingir a marca de Mil associados até o final do nosso mandato. Mas, tenho certeza que com as parcerias e a qualidade na prestação de serviços vamos mostrar a importância da entidade para os nossos associados e, certamente, quem ainda não é associado vai querer se tornar. Outra novidade é que estamos recriando novos núcleos da Cdl nos municípios de Itacaré e Una. Nossa assessoria de imprensa já está funcionando normalmente e informando nossas ações, campanhas e cursos por meio dos veículos de comunicação regionais que sempre foram nossos grandes parceiros nessa luta pelo fortalecimento do comércio de Ilhéus. Nosso site também tem sido uma ferramenta importante de comunicação entre a entidade e a sociedade.
3- Quais são os serviços oferecidos pela CDL de Ilhéus atualmente¿
Paulo: Além das consultas do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, Serasa e Protesto, nossos associados contam com apoio jurídico, descontos em cursos da Faculdade de Ilhéus, em cursos de inglês e de informática, além de convênios com clínicas médicas para realização de serviços na área de saúde funcional.
4- Qual é o principal foco desta gestão¿
O principal foco é realmente a busca da autossuficiência. Estamos nos preparando também para conquistar a nossa sede própria e tão logo consigamos a renovação da concessão do espaço do Mirante, no Alto Teresópolis, estaremos formando uma comissão que vai cuidar dos preparativos e estratégias de captação de recursos para isso. Muitos companheiros já sinalizaram o apoio e já fizemos uma sondagem da viabilidade. Estaremos apresentando ao prefeito o nosso projeto ainda este mês.
5- Campanhas. As campanhas da CDL de Ilhéus são bem tradicionais. Nos últimos dois anos algumas delas deixaram de ser realizadas. Como está sendo desenvolver a Campanha Tríplice 2013¿ Os apoios esperados vieram¿
Paulo: É sempre muito prazeroso voltar a realizar as campanhas promocionais do comércio. A falta de boas campanhas deixou o comércio sem o grande apelo para a realização das vendas em datas tradicionais e com isso muitos consumidores partiram para o comércio da cidade vizinha. Poderíamos ter um melhor aproveitamento nas vendas dos kits se contássemos com uma equipe maior e mais preparada, o que estamos construindo já pensando na Campanha de Natal. Iniciamos nossos trabalhos na CDL tendo que lançar a Campanha Tríplice em apenas 60 dias. O ideal seriam 120 dia, para uma campanha desse porte, que envolve três datas importantes para o comércio, como os dias das Mães, dos Namorados e São joão, com sorteios de grandes prêmios. Nos empenhamos muito, corremos contra o tempo, e, enfim conseguimos a autorização da Caixa Econômica Federal em tempo record. Para isso, contamos com o apoio da Superintendência Regional da Caixa que intermediou o diálogo para que Brasília liberasse nossa solicitação e o sorteio de prêmios pudesse ser realizado de forma legal. E a campanha está aí a todo vapor, com o STAND na Praça Cairú e uma farta premiação para os consumidores que compram no comércio de Ilhéus e ganham cupons para concorrer. Estaremos participando também da Liquida Bahia 2013, onde todo comércio do Estado estará liquidando os estoques remanescente para a compra das novas coleções da primavera/verão e novidades das feiras de cada setor. Tudo isso já preparando o comércio para as vendas do dia dos Pais e para as festas do final do ano.
6- Apenas um sorteio foi realizado, ainda faltam três. Como está a movimentação no comércio, o fluxo de vendas, o resultado está dentro da expectativa¿
Paulo: As notícias são muito satisfatórias e ficamos felizes com o aumento do fluxo de consumidores no comércio. No primeiro sorteio ficamos impressionados com a quantidade de consumidores de outras praças que ganharam prêmios: Ubatã, Maraú, Itacaré, Itabuna e Una. Pessoas de várias cidades estão comprando no comércio de Ilhéus e isso é excelente. Tenho certeza que no final os lojistas manifestarão ainda mais os resultados positivos que, sem esta campanha, não seria possível. Certamente, na Campanha de Natal, a adesão será enorme.
7- Os empresários que ainda quiserem aderir ao KIT da campanha, ainda tem tempo¿
Paulo: Claro! Não existe dificuldade para o lojista – associado ou não – participar da campanha. A hora é esta e ainda teremos dois sorteios com dois caminhões de prêmios, uma moto e muitos outros prêmios menores. Basta entrar em contato com a CDL de Ilhéus pelo 3084-4525 que nossa equipe vai até a loja e formaliza a venda. Certamente, ao saberem que comprando na loja, podem concorrer a prêmios, os consumidores ficarão muito mais motivados.
8- A diretoria da entidade vem estreitando laços com empresas, associações de moradores e políticos nas reuniões semanais. Alguma parceria firmada que venha beneficiar o comércio de Ilhéus¿
Paulo: Sem dúvidas! A CDL é procurada por empresas que desejam fortalecer suas ações a exemplo dos cursos de inglês, para preparar os empresários e comerciários, principalmente aqueles que trabalham no centro histórico da cidade, que lidam com os visitantes estrangeiros que chegam de navio ou avião, durante o ano inteiro. Eles precisam falar o mínimo de um idioma universal para que realizem um bom atendimento. Já estamos criando uma turma no curso de inglês com preços subsidiados, fruto da parceria da CDL e duas empresas do setor, inclusive com selo para sinalização da loja, para que o turista estrangeiro identifique estes estabelecimentos que podem servi-lo. Firmamos outro convênio com uma clínica médica para o nosso associado reduzir custos com exames laboratoriais, admissional e demissional. E com certeza vamos ampliar o nosso portfólio de serviços.
9- Recentemente a CDL de Ilhéus realizou uma palestra motivacional para comerciantes e comerciários em parceria com o Sebrae. Esse tipo de incentivo traz resultados práticos no seu ponto de vista¿
Paulo:Muito! O maior capital das empresas é justamente o capital humano. São as pessoas que fazem as empresas terem ou não sucesso. Quando um colaborador presta um serviço de baixa qualidade é a imagem da empresa que perde e fica prejudicada. Mas quando o colaborador está preparado e acerta mais do que erra, esta empresa comemora resultados positivos que se transformam em lucro e ai todos saem ganhando, funcionários e empresários. Mas, para atender à demanda dos novos tempos, precisamos de informações e conhecimentos adequados às exigências dos novos consumidores e para isso somente com palestras e cursos com empresa de alta credibilidade a exemplo do SEBRAE e da Faculdade de Ilhéus, atingiremos os resultados práticos esperados.
10- – Pra encerrar, uma mensagem do presidente.
Paulo: Vamos continuar nosso trabalho com muita dedicação e vontade de ver o sucesso do nosso comércio. Queremos urgente, iniciar a construção da nossa sede administrativa com salas e auditórios para a realização de cursos e palestras voltados às necessidades dos empresários associados. E desejamos que ao final desta gestão, possamos concluir que fizemos e demos o nosso “melhor” para o engrandecimento quantitativo e qualitativo das nossas atividades empresariais as quais escolhemos para servir às pessoas, e consequentemente, acabaremos por contribuir para o dinamismo da nossa cidade e dos poderes constituídos.