Governo e sociedade discutem Projeto Orla de Ilhéus

A atualização do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla de Ilhéus, a elaboração de estudos sobre a regulamentação dos condomínios fechados e a revisão do Plano Diretor Urbano foram temas discutidos na reunião extraordinária do Comitê Gestor do Projeto Orla/Ilhéus, ocorrido na tarde da terça feira, dia 04, no Palácio Paranaguá, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).

Participaram da reunião, o prefeito Jabes Ribeiro, o analista da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/BA), Thomas Almeida, o Diretor da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Carlos Trans, além de membros do Comitê Gestor e representantes do Gerenciamento Costeiro da Bahia (Gerco/BA), Maria Silvana Maia e Rubens Z. Arnua, que sugeriram o envio de relatórios das ações desenvolvidas pelo comitê.

Ainda estiveram presentes, os secretários municipais de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan), Joaquim Bastos, e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli. Também contribuíram com o debate, representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), da Bahia Mineração (Bamin), da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), da Marinha, da Capitania dos Portos de Ilhéus, do Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e da Câmara Municipal, vereador Rafael Benevides.

Integração – Para o prefeito Jabes Ribeiro, a integração entre governo e sociedade civil é o caminho necessário para a promoção do desenvolvimento do município e para a realização de ações e serviços que garantam o bem comum e a democracia. “Estamos aqui para encontrar soluções, e sabemos que com a participação da sociedade é muito mais fácil, porque da sociedade vêm soluções viáveis, necessárias e democráticas”, atestou o prefeito de Ilhéus. “Estamos sempre abertos à discussão, essa é a proposta do governo”, frisou.

Durante o debate, conduzido pelo titular da Sema, Antônio Vieira, foram discutidos aspectos como a preservação do meio ambiente, atualização do Plano Diretor, padronização de equipamentos da orla, como as barracas de praia, além de desenvolvimento turístico, incluindo aspectos econômicos, sociais e culturais.

O analista da SPU, Thomas Almeida, informou que Ilhéus é um dos municípios prioritários para o Projeto Orla, assim como o Conde e Entre Rios. Além disso, o analista apontou para a necessidade de revisão do plano gestor, que só prioriza três trechos da orla de Ilhéus. “Queremos ver uma orla bem cuidada, disciplinada, para que possamos usufruí-la por vários anos”, comentou o analista.

Turismo – Outro ponto de destaque na reunião, considerado pelo titular da Seplan, foi o ordenamento da ocupação e uso do na orla, especialmente, as barracas, que são importantes equipamentos para o turismo. “É preciso estudos para o ordenamento das barracas de praia, incluindo a implantação de sanitários adequados, serviços de escoamento de água, qualificação dos trabalhadores, estudos de capacidade de carga”, observou Joaquim Bastos.

Além das questões pontuais, que compreendem a organização da cidade, também foram considerados itens referentes ao crescimento e desenvolvimento econômico do município. Os participantes da reunião pontuaram que investimentos como a duplicação da BR 415, a nova ponte, o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) são projetos que logo dinamizarão a cidade, atraindo mais moradores e turistas. Portanto, temos que estar preparados para receber toda essa mudança de forma ordenada, sem causar danos ao meio ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *