Desde segunda-feira (3 de junho) e durante toda a semana, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realiza em 16 cidades uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Este ano, o tema da semana do meio ambiente da Embasa é “Direito de ter, dever de cuidar”. “Entendemos que a água é um direito fundamental e essencial para a manutenção da vida, mas é preciso que todos assumam sua parcela de responsabilidade na preservação da água e dos recursos naturais de forma geral. Daí a adoção do mote direito de ter, dever de cuidar”, explica o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho.
A programação é composta pela palestra “Água: aprendendo a usar com responsabilidade para a manutenção da vida”, a ser ministrada por equipes socioambientais da Embasa. Também haverá a apresentação da peça “Meu ambiente”, que tem roteiro, elenco e direção teatral do Sesi – Serviço Social da Indústria. A montagem conta a história de um garoto que precisa entregar um trabalho escolar sobre a importância da preservação água e conta com a ajuda de seu brinquedo favorito para cumprir a tarefa.
Em Ilhéus, 150 alunos da escola municipal Eusínio Lavigne fazem nesta terça-feira ( 4 de junho) uma visita guiada à captação de água bruta no Iguape, Estação de Tratamento de Água Centro e Estação de Tratamento Esgoto no Banco da Vitória. As atividades têm continuidade na quinta-feira (6 de junho) no Auditório da Justiça Federal, centro da cidade.
A programação começa às 8 horas e termina ao meio-dia, com uma palestra ministrada pela assistente social Cibele Fontes sobre o uso responsável da água e uma peça -“Meu Ambiente”- com o grupo teatral do Sesi. Os estudantes, que cursam o 9º ano do ensino fundamental II, contarão com distribuição de brindes em um divertido jogo de perguntas e respostas sobre assuntos relacionados à temática do meio ambiente.
Tecnologias sustentáveis – Além da Semana do Meio Ambiente, a Embasa realiza, no dia 7 de junho, a I Feira de Tecnologias Sustentáveis no Parque do Queimado (bairro da Caixa D’Água, em Salvador). Paralelo à exposição de tecnologias sustentáveis na área de saneamento, acontecerão palestras e oficinas no local. A programação é direcionada ao público interno da Embasa e comunidade do entorno.