Ceplac mobiliza produtores para o II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen

A Ceplac finaliza os preparativos para realização do II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, que ocorre nos próximos dias 15 a 17 (quarta, quinta e sexta-feiras), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães em Ilhéus. O evento tem o objetivo de fortalecer a Apicultura e Meliponicultura Baiana, Nordestina e Brasileira, através da organização e capacitação de seus atores, utilizando conhecimentos e tecnologias adaptadas para esta atividade. Serão destacados no evento as propriedades a preservação ambiental, organização social, gestão e mercado, além da necessidade de impulsionar a exploração dos subprodutos apícolas pólen e própolis nas regiões com maior potencial.

Paralelos ao evento, que tem como tema “Organizar para Competir”, serão realizados também o V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, VII Seminário de Própolis do Nordeste e a II Feira da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura.

O evento será organizado com palestras e mesas-redondas, oficinas, exposição de painéis com resumos de trabalhos científicos das diversas áreas de conhecimento, feira de produtos e equipamentos apícolas e meliponícolas. Além disso, a programação prevê concursos de produtos, inovações tecnológicas, rótulos, painéis, caravanas, estandes e fotografias, além de, também, oferecer exposição de cunho sócio-ambiental no espaço externo, aberta ao público.

O V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura ocorrerá paralelamente ao Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e dará destaque aos diversos aspectos produtivos do mel de abelhas sem ferrão e com ferrão, desde o manejo visando alta produtividade até a comercialização. O estado da Bahia é um dos grandes produtores brasileiros de mel, e o evento é um convite aos produtores para trocar experiências, aperfeiçoar seus sistemas de produção e pesquisar novas tecnologias e produtos na Feira Apícola, que contará com a presença das principais empresas do Brasil no ramo.

A diversidade da flora brasileira permite a produção de própolis com uma grande variedade de coloração e propriedades. A “própolis verde” originada do Alecrim do campo, a “própolis vermelha” originada do rabo de bugio são exemplos desta diversidade. A mais recente novidade é a “própolis branca” do sul da Bahia, de origem ainda desconhecida.

A Bahia se destaca como um dos maiores produtores de pólen apícola desidratado do Brasil. Isso se deve a disponibilidade de uma vasta vegetação polinífera e principalmente devido às técnicas empregadas pelos produtores. “Ao participar do seminário o produtor terá oportunidade de conhecer as técnicas utilizadas pelos apicultores da Bahia e de outros estados do Brasil”, asseguram o organizador do evento, o pesquisador da Ceplac Edney de Oliveira.

Ele afirma que a Bahia vem crescendo significativamente na produção de mel e produtos apícolas. Segundo estatísticas do IBGE, de 2001 para 2011 o estado saiu de uma produção inicial de 300 toneladas para 2.646 toneladas, colocando a Bahia em 3º lugar na produção de mel no Nordeste e em 7º no Brasil.

“O estado lidera o ranking nacional de produção de pólen apícola, tendo inaugurado a primeira Unidade de Beneficiamento de Pólen do Brasil, e também é o maior produtor nacional de própolis vermelha, produtos explorados de forma mais intensa no litoral sul do estado, com indicação de viabilidade econômica em todo litoral brasileiro”.

Um pouco da história – Foi essa potencialidade que chamou a atenção da Ceplac, que desde 2001 vem realizando a cada dois anos o Seminário Nordestino de Própolis e Pólen, evento que após sete edições foi transformado em Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen (SBPP), com a contribuição de novos parceiros, a exemplo da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

Desde 2000, por sua vez, o Governo do Estado da Bahia, junto com o Sebrae e associações de apicultores, vem realizando o Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura (Conbapi). Na 4ª e última edição, em Porto Seguro (2007) foi fundada a Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel), que representa 56 associações e cooperativas apícolas do estado e tem como um dos objetivos a realização do CONBAPI.

“Para o ano de 2013 a Ceplac e a Febamel propuseram a realização conjunta do II SBPP e do V Conbapi. A ideia foi discutida junto aos parceiros e aprovada no Congresso Brasileiro de Apicultura em maio de 2012 (Gramado-RS) e chancelada pela Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura, vinculada à Seagri, em reuniões nos meses de setembro e dezembro”, explica Edney.

A realização conjunta dos dois eventos, afirma o organizador, potencializará a união e cooperação dos apicultores e meliponicultores da Bahia, do Nordeste e do Brasil, através de suas entidades representativas, proporcionando a avaliação e discussão de políticas públicas e ações para o desenvolvimento do setor, junto às autoridades e técnicos presentes ao Congresso, resultando no fortalecimento da capacidade organizacional, gerencial e empreendedora da cadeia apícola.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *