Empresas atendidas pelo Sebrae são melhores pagadoras

“Eu agia de determinadas formas, pensando que estava no caminho certo. Mas o Sebrae me ajudou a encontrar soluções práticas que pudessem ser aplicadas na empresa”. A afirmação é do empresário Paulo Sérgio Ferreira, proprietário de uma loja de varejo no ramo de móveis e eletrodomésticos. Para focar no planejamento financeiro de sua empresa, Paulo participou de algumas soluções oferecidas pelo programa Sebrae Mais. Para ele, foi um aprendizado e tanto. “Participei da solução Gestão Financeira, do Sebrae Mais, e pude visualizar melhor o que fazer para aprimorar essa área. Uma delas diz respeito à negociação com bancos na redução de taxas para financiamento”, exemplifica Paulo, que aplica no cotidiano do negócio técnicas que o ajudam na hora de gerir as finanças.

Esse conhecimento adquirido pelo empresário revela os benefícios que as orientações oferecidas pelo Sebrae podem trazer, especialmente no aspecto financeiro. A redução do risco de crédito, ou seja, o aumento da capacidade de pagamento da empresa tem se revelado maior por parte dos empreendimentos que participam de algum tipo de solução do Sebrae.

Um estudo realizado em Minas Gerais, no ano passado, revelou que as empresas atendidas por produtos e serviços do Sebrae buscam mais crédito com o objetivo de aprimorar e ampliar o negócio. Essas mesmas empresas possuem também menos risco na hora de contratar o crédito. O estudo foi feito junto a 16 mil empresas que receberam atendimento do Sebrae e outras 40 mil, do banco de dados do Serasa Experian.

As empresas foram avaliadas desde o início do acompanhamento do Sebrae por um período de 12 meses. O estudo revelou que 52% dos negócios ocupavam uma faixa de risco de crédito que variava entre alto e médio. Depois de um ano de orientação, esse percentual reduziu para 43,3%. O grupo de empresas que não passou por nenhum tipo de consultoria do Sebrae registrou um aumento de 43,1% para 49,3% com relação ao risco nos níveis alto e médio.

Parceria

O Sebrae e o Serasa Experian firmaram uma parceria para apoiar o desempenho de micro e pequenas empresas de todo o Brasil. Entre os pontos previstos no acordo assinado entre as duas instituições está uma série de iniciativas conjuntas, como capacitações específicas com foco na saúde financeiras desses empreendimentos. A previsão é que as ações, que vão contribuir para o acesso a crédito e gerar melhores oportunidades de negócio, comecem a ser implantadas em quatro meses.

De acordo com o analista da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, André Dantas, a parceria trabalha dentro de algumas linhas principais. A primeira delas é o desenvolvimento de indicadores financeiros para micro e pequenas empresas com o objetivo de contribuir para a construção de um banco de dados sobre esse segmento. Outra linha indicada pelo analista é a possibilidade de o Sebrae oferecer produtos e serviços a empresas da base de dados do Serasa.

Com relação aos indicadores, a ideia é que eles possam refletir o perfil de risco de crédito de pequenos negócios atendidos pelo Sebrae em todo o Brasil. O analista explica que, em um primeiro momento, será considerado o universo dos empreendimentos que participam das soluções financeiras do programa Sebrae Mais. “A parceria constitui ainda uma aproximação entre as duas instituições em prol do fortalecimento dos micro e pequenos negócios sob o ponto de vista financeiro”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *