Hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios que integram a rede de prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhéus ameaçam suspender o atendimento por tempo indeterminado.
A paralisação, noticiada no blog Pimenta, é causada pelo atraso de três meses no pagamento pelos serviços prestados aos pacientes do SUS e serve como pressão para que a Secretaria de Saúde de Ilhéus pague o débito.
Uma reunião do Conselho de Saúde de Ilhéus na noite de terça (26) com a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, não chegou a nenhuma solução e chegou a ser tensa, porque o município ainda não sabe quando poderá pagar.
A gestão anterior, de Newton Lima, não pagou os serviços prestados em novembro, nem deixou verba alocada para pagar os de dezembro. Já a atual gestão, de Jabes Ribeiro, ainda não pagou o débito de janeiro.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, existe um quadro de quase insolvência no setor e isso “pode levar até à perda da gestão plena da saúde”. Os prestadores de serviço devem decidir ainda nesta sexta (01) quando vão suspender o atendimento.
Oi boa noite.
É isso mesmo pobre que precisa do sistema único de saúde do SUS tem que sofres mesmo e morrer por falta de atendimento.
Estou vendo que as pessoas não tem amor mesmo, tanto faz como tanto fez não esta nem ai para o pobre que precisa ser atendido pelo SUS.Não pensei que Ilheus fosse chegar a uma situação dessa, falta de respeito com a população que mais precisa do sistema.
E ñ é só SUS ñ convebio,particular a saúde em Ilheus esta um caos para qualquer classe economica só sei que ñ podemos adoencer se ficar doente pode morrer por falta de atendimento
Fizo meu comentario , boa noite e bjks