Secretaria de Saúde promove ações de combate a dengue

Após a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), a secretaria de Saúde de Ilhéus está desenvolvendo uma série de ações do programa de combate a dengue. O Lira, realizado na primeira semana deste mês, revelou um índice de infestação de 15,9%, o que indica situação de risco. Nesse sentido, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, comentou que a partir de outubro do ano passado, quando foi feito o último levantamento, nada foi operado para combater o vírus, pois os profissionais do setor não tinham material para trabalhar.

“Para a realização do Lira, agora, disponibilizamos o material adequado, carros, fichas e todo o suporte necessário para atender as necessidades dos agentes”, afirmou Ledívia. A partir do resultado obtido, a secretaria intensificou a supervisão direta e indireta do trabalho de campo, que envolve a participação de 120 agentes comunitários de endemias, e o atendimento às denuncias da população nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro da cidade.

Segundo Patrícia Dickie, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a equipe está fazendo também o bloqueio de transmissão com máquina costal (pulverização) para os imóveis com notificação de dengue, mutirões quinzenais de conscientização e faxinaço nas localidades com alto índice de infestação, aos sábados, e implantação da equipe de monitoramento em pontos estratégicos como cemitérios, construções, sucatas, entre outros.

Patrícia declarou que os altos índices de infestação de dengue apresentados pelo município é uma preocupação da secretária Ledívia Espinheira. Em virtude dessa situação, foi também reiniciado o tratamento químico rotineiro do primeiro ciclo de 2013, com eliminação de criadouros, distribuição de telas e tampas para tonéis e tanques abertos, coleta de pneus em todas as localidades da zona urbana e a alimentação do sistema de informação sobre o agravo da dengue no SINAN pelo município de Ilhéus.

A médio prazo, outras ações são consideradas muito importantes também como providências para a reativação do Pronto Atendimento da Dengue no Hospital Geral Luiz Viana Filho e a formação de parceria com as secretarias municipais de Serviços Urbanos, para disponibilizar caçambas, roçadeiras e trabalhadores, e de Educação, com a finalidade de realizar um programa de conscientização de combate à doença na rede escolar.

A secretária destacou que é importante o cidadão receber as visitas dos agentes de endemias em sua residência para a realização das vistorias e coleta de dados. “Somente através das visitas domiciliares nossos agentes podem detectar a presença do mosquito da dengue e adotar medidas para coibir a proliferação do Aedes Aegyti”, explicou Ledívia Espinheira.

2 comentários em “Secretaria de Saúde promove ações de combate a dengue”

  1. Caro jornalista no bairro que eu moro os agentes da dengue tem muito tempo que ñ passa, quando aperece ainda reclama para meu pai que acha alguma coisa e egente tem muito cuidado ñ deixa nada descoberto ñ tem garrafa ,nem pneu atoa cuida bem .
    Falei para meu pai quando eles reclamarem pergunte quanto tempo faz que eles ñ trabalha para controlar e combater o foco.
    Eles ficam fazendo cera para ñ trabalhar , o nosso prefeito tem que colocar fiscal no trabalho desse povo pois leva tempo sem passar e trabalha com preguiça.O fatoé que eles não trabalha. faz é cera.

  2. ADERINO FRANÇA

    Prezo muito seu interesse de informar ao povo os serviços efetuados pela Prefeitura de Ilhéus, principalmente no que tange ao combate à DENGUE, sinto no entanto que essas informações estão sendo passados de uma maneira totalmente errada, pois tenho como provar que essa declarada CAMPANHA DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE realmente não está sendo realizada.
    1. Desde o dia 24 de dezembro de 2013, comprovante anexado na porta da minha residência até a presente data (28/12/2013) não compareceu mais nenhum agente de saúde para o combate da DENGUE.
    2. Moro no 1º andar e como norma se sabe que esses ditos insetos (Aedes Aegyti) não costumam voar mais de 1 metro, mero engano, pois tenho em meu poder esses insetos coletados dentro da minha residência para efeito de amostra e constatação da existência dos mesmo aqui em nossa região.
    3. Minha residência fica localizada bem próxima da ESCOLA MUNICIPAL “CAIC”, e que ao lado dessa escola existe uma rua de acesso para o Conjunto Residencial da URBIS, mais que por total irresponsabilidade de medidas protetoras fica abandonada sem a devida fiscalização municipal, para servir de depósito de lixo, entulhos, animais mortos dentre outros.
    4. Para piorar tudo informado acima, infelizmente agora temos várias poças d`água cheias de larvas do mosquito da dengue a céu aberto e nada é feito, parecendo que naquela rua todos os “CIDADÃOS” são cegos, mudos ou analfabetos, pois nada do que já se falou, ser visto e solicitado por escrito aos Órgãos competentes condizentes à esses tipos de problemas surtiram algum efeito.
    5. Solicito uma visita da sua pessoa neste local URGENTE, não como Jornalista mais sim como um Cidadão responsável e conhecedor dos seus direitos e obrigações, para aí sim, você possa postar na sua página da internet este assunto real e sem nenhuma veracidade e que equivocadamente está postado no seu site, pois lhe passaram todas informações acredito, completamente distorcida da atual realidade.
    COM TODO RESPEITO À SUA PROFISSÃO, AGREDEÇO E ESPERO QUE DA SUA PARTE POSSA SER MOSTRADO A VERDADEIRA SITUAÇÃO DO POVO ILHEENSE.

    Cordialmente,
    Paulo Gomes
    Rua: Conjunto Santo Antonio de Pádua
    Bairro: Barreira (região sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *