Representantes de setores públicos e produtivos do município de Ilhéus estiveram reunidos com o superintendente do Sebrae, Edival Passos, para debater projetos de forte impacto no desenvolvimento sociocultural do município, que contam com o apoio da instituição. A intenção, segundo o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, é definir conjuntamente os próximos passos de fortalecimento destes projetos, sendo dois voltados para o turismo e outro para a produção cultural. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira, 18, na pousada La Doce Vita, na zona sul da cidade.
O projeto Aleluia Ilhéus, confirmado para acontecer pela primeira vez na cidade, no período da Semana Santa, reunirá arte, cultura, shows e negócios em um só espaço, valorizando a potencialidade do turismo cultural do município. Já o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece em julho, está consolidado no calendário de negócios de Ilhéus. Na edição anterior, ocorrida em 2012, o evento reuniu 700 expositores e um público estimado em 20 mil pessoas no Centro de Convenções. O terceiro projeto é a utilização de um espaço público na avenida Soares Lopes, cartão-postal da cidade, para a montagem de uma estrutura permanente, que será utilizada para o fomento e incentivo à cultura popular. “Uma espécie de incubadora de projetos culturais da região”, explicou o diretor teatral Romualdo Lisboa, coordenador do Teatro Popular de Ilhéus e idealizador do projeto.
O superintendente do Sebrae, Edival Passos, reforçou o compromisso da instituição em construir condições de oportunidades para todos, apoiando iniciativas como estas. “É fundamental que essa oportunidade não seja algo exclusivo para poucos. A maioria das pessoas não faz porque acha que não pode. É preciso dar condições para que todos sejam estimulados em sua capacidade plena de criar”, afirmou.
Ex-camelô e hoje empresário, o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, o Cacá Colchões, disse que é fundamental o comprometimento das instituições públicas na construção deste novo modelo de desenvolvimento sustentável e a presença permanente do Sebrae neste novo momento da cidade. “Para chegar até aqui, o Sebrae foi fundamental em minha vida”, contou Machado. O vice-prefeito visitou ainda a sede regional do Sebrae, com o objetivo de firmar novas parcerias com a instituição. De acordo com Edival Passos, o Sebrae não quer ter o papel secundário de apoiar eventos e projetos pontuais na cidade. “Queremos construir marcas consolidadas que estimulem a Economia Criativa”, disse.
O encontro contou com a presença da coordenadora regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, e da gestora do projeto Economia Criativa, Valdineia Borges, além de analistas e consultores da instituição. Participaram também o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, o secretário de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Turismo, Crisiane Birschner, a diretora do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, o diretor do Ilhéus Convention Bureau, Luigi Massa, e de representantes do Teatro Popular de Ilhéus.