O mutirão emergencial de serviços deflagrado pela Prefeitura de Ilhéus na última quarta-feira, dia 2, já retirouseis mil metros cúbicos de lixo e entulho das ruas, praças e avenidas da cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, o mutirão incorporou mais uma importante atividade, com a recomposição de pavimentos com pedras portuguesas.
Uma das localidades beneficiadas foi a praça Dom Eduardo, espaço que abriga a Catedral de São Sebastião. Em seguida, as equipes responsáveis pela recomposição de pedras portuguesas se deslocarão para a Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus.
Albagli informa que o lixo retirado até agora equivale a cerca de 60% do material depositado em inúmeros pontos do município eagradece a parceria com a comunidade e empresas privadas, como a Bahia Mineração, a HP Terraplenagem e a Polpa de Frutas Sabiá, entre outras, que estão cedendo equipamentos e maquinários.
Além das áreas centrais, como as avenidas Dois de Julho e Soares Lopes, o mutirão emergencial atendeu praticamente todos os pontos da cidade, incluindo as zonas sul e norte. Entre os serviços prestados, destacam-se varrição, capinagem, roçagem, retirada de entulhos e raspagem e pintura de meios-fios.
Com a participação de servidores públicos e trabalhadores contratados em regime emergencial, o mutirão de serviços prioriza os eixos principais da cidade, englobando praças, jardins e rótulas. A proposta do governo municipal é remover, de forma emergencial, os detritos acumulados,visando recuperar a sensação de bem estar da população e dos turistas que visitam o município na alta estação.
Melhorias–Para Albagli, apesar do imenso volume de serviços necessários à regularização da limpeza pública, a população já está sentindo os primeiros efeitos positivos da intervenção. “Já observamos as melhorias conquistadas não só na limpeza pública, como também no sistema de coleta domiciliar de lixo”.