Prefeitos eleitos reúnem-se na UESC visando a construção de parcerias

Cerca de duas dezenas de prefeitos eleitos, vices e assessores se fizeram presentes nesta quinta-feira (20) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para participar do 1º Seminário do Programa Agir-LS  – Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul, iniciativa  da Universidade, através da sua Pró-Reitoria de Extensão,  em que são parceiros a Associação dos Municípios do Sul,  Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), a coordenação do Território Litoral Sul e a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

O programa visa, entre outros objetivos, proporcionar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais em áreas estratégicas que resultem no desenvolvimento de suas comunidades, com foco em mais eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação. Ao  saudar os futuros gestores, a reitora Adélia Pinheiro disse que a UESC tem ações estruturadas para apoiar os municípios e seus gestores. E destacou que o evento ocorre num “momento bastante peculiar”, uma vez que, a partir de 1º de janeiro, as comunidades municipais estarão sob a tutela de novas gestões.

A professora Adélia Pinheiro considerou que há questões cruciais, mas que essas poderão ser resolvidas através do trabalho conjunto das instituições parceiras do Agir e dos municípios. E pontuou duas dessas questões: “A primeira delas é a qualidade na gestão da coisa pública que reflita no desenvolvimento de políticas comprometidas com o desenvolvimento das pessoas nas suas comunidades. O segundo eixo é a implementação de cadeias produtivas locais, a partir daquelas já existentes,  por meio de estratégias que resulte em  profissionalização, implementação e consolidação”;

O representante da Secretaria de Planejamento do Estado, Maurício Nunes Pereira, disse da importância que a Seplan tem dado à política de territorialidade praticada pelo governo estadual, ações  que vêm sendo aprofundadas na atual gestão do secretário Sergio Gabrielli. Referindo-se à parceria já existente com a Amurc e outras instituições do Território Litoral Sul, disse que a Seplan está aberta aos municípios. “O secretário Sérgio Gabrielli  pretende visitar todos os territórios no início do próximo ano. Provavelmente estará aqui no final do mês de janeiro conversando diretamente com vocês sobre as ações da Secretaria para os municípios do Território Litoral Sul”.

Formação de gestores

O presidente da Amurc, Cláudio Dourado, considerou o seminário “um momento histórico para os municípios, porque estamos construindo, há algum tempo, uma parceria com a UESC, que agora  amadurece com esta reunião”. Pontuou a carência nos municípios de gestores qualificados para  as áreas de educação, saúde e outros setores da administração pública. “Entendemos que a UESC está pagando agora sua dívida social para com os municípios, com uma contribuição impar, que é a formação de gestores”.

O coordenador do Colegiado do Território Litoral Sul, Joelson Ferreira, disse que há uma expectativa de mudança com os prefeitos recém-eleitos, acrescentando que mudar é um imperativo que se impõe ao Sul da Bahia. Referiu-se às instituições de ensino e pesquisa que a região já dispõe – UESC, Ifba-Baiano, Ceplac e outras – que oferecem suporte, através da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, para alavancar a região. Enfatizou que “a região terá que se fortalecer a partir do incremento de suas potencialidades, gerando novos meios capazes de criar, fortalecer e consolidar o seu desenvolvimento a partir de uma agricultura diversificada e consolidada ao lado de empreendimentos outros, como industrialização, comércio e serviços”.

As sessões temáticas, conduzidas pelo pró-reitor Raimundo Bonfim, teve o suporte de diretores dos departamentos da Universidade. Os futuros gestores municipais consideraram o seminário bastante positivo. O evento foi encerrado com um almoço de confraternização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *