Prefeito de Ilhéus sanciona lei que beneficia os salva-vidas
Pavilhão de Feiras será construído no Centro de Convenções de Ilhéus
Prefeito de Ilhéus sanciona lei que beneficia os salva-vidas
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, sancionou no último dia 7 de dezembro a Lei 3.632 que garante um adicional no salário dos salva-vidas do município. De acordo com a nova lei, a partir de agora fica instituído o adicional de proteção para o fim específico de dotar o quadro de salva-vidas em condições para adquirir colírio, protetor facial, protetor corporal e protetor labial, eximindo o Município de Ilhéus da entrega dos referidos produtos. O adicional de proteção será pago mensalmente no percentual de 20% sobre o salário mínimo. O projeto institui ainda que o Município poderá deixar de pagar o adicional de proteção quando passar a fornecer regularmente esses produtos.
Na avaliação do prefeito Newton Lima, a nova lei tem por finalidade garantir que os salva-vidas possam adquirir esses produtos essenciais para a segurança no trabalho. Os salva-vidas trabalham expostos ao sol e muitas vezes por questões burocráticas e de legalização a Prefeitura nem sempre disponibilizava esses equipamentos. Agora, com a lei, os recursos serão repassados diretamente para os salários dos servidores, que poderão comprar seus próprios produtos de proteção individual, realizando assim um trabalho de proteção das vidas ainda melhor e, ao mesmo tempo, preservando também a sua saúde.
Inicialmente o projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Newton Lima para a Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade a proposta, tendo em vista a necessidade de se criar condições para que os salva-vidas adquiram seus próprios produtos. Para o representante dos salva-vidas ilheenses, Domingos Madureira, a criação dessa lei foi um marco para a categoria que a partir de agora poderá exercer o trabalho com a devida proteção.
Pavilhão de Feiras será construído no Centro de Convenções de Ilhéus
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, garantiu esta semana ao governador da Bahia, Jaques Wagner, que o Ministério do Turismo fará a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para construir o Pavilhão de Feiras no Centro de Convenções de Ilhéus. A obra foi solicitada ao governador Jaques Wagner no início desse ano pelo prefeito Newton Lima através de ofícios assinados também por vários sindicatos, associações e conselhos ligados ao turismo e ao comércio da cidade. O novo equipamento será fundamental para impulsionar ainda mais o turismo da cidade.
O prefeito Newton Lima comemorou a notícia da construção do Pavilhão de Feiras e considera o equipamento como mais uma vitória para a cidade. O presidente do Conselho Ilheense de Turismo (Citur), Hans Schaeppi, informou que o projeto já está pronto e em processo de licitação na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, e necessitava apenas de um apoio político para viabilizar a obra. Ele explica que a implantação desse equipamento vai melhorar o fluxo de turistas no município e em cidades vizinhas, já que o turismo de negócios e eventos é um dos principais fatores para que a hotelaria, o comércio e demais segmentos se sustentem durante a baixa temporada.
Estrada Lagoa Encantada – Outra obra importante para o turismo da cidade e que foi solicitada pelo prefeito e pelas entidades de Ilhéus, através de ofício encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, foi o asfaltamento da rodovia que dá acesso à Lagoa Encantada. No documento o prefeito e as entidades explicam que esse local é a principal atração ecoturística de Ilhéus e região, possuindo espelho d’água, cascatas, corredeiras, caldeirões, ilhas flutuantes e a lenda de uma cidade submersa que encanta os turistas. Mas as condições da estrada tornam o local praticamente inacessível, daí a necessidade do asfaltamento.
Hans Schaeppi argumentou, ainda, que o trecho a ser asfaltado é pequeno diante do benefício que essa obra trará para Ilhéus e toda a região. “São apenas nove quilômetros e a falta desse equipamento compromete o fluxo de turistas para Ilhéus e cidades vizinhas”, disse ele. Shaeppi ressalta que o asfaltamento dessa estrada será um marco no desenvolvimento do turismo da cidade, já que municípios como Porto Seguro, Canavieiras e Itacaré tiveram significativos aumentos no fluxo de turistas após a melhoria dos seus acessos. Newton Lima também garantiu que entrará em contato com os deputados estaduais e federais e as lideranças políticas do Governo do Estado da Bahia solicitando o apoio para viabilizar mais esse projeto, tendo em vista os benefícios e os resultados que o asfaltamento da estrada da Lagoa Encantada trará para toda a região.