Conselho Municipal de Educação discute ano letivo de 2013
Definido o calendário de matrícula da rede municipal de ensino de Ilhéus
Começam as obras da Praça dos Esportes e da Cultura no Nossa Senhora da Vitória
Programa Aprovado mostra a história e a cultura de Ilhéus
I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia começa nesta quinta
Conselho Municipal de Educação discute ano letivo de 2013
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Reinaldo Soares e o vice-presidente Celso da Silva, representante da Secretaria de Governo, têm mantido constantes encontros e reuniões com os conselheiros e representantes da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Associação de Pais e mestres e representantes de escolas particulares, visando atualizar a situação de funcionamento das escolas conveniadas com o município, que se encontram com pendências referente a recursos para o ano letivo de 2013.
A Comissão se reuniu na tarde desta segunda-feira (03) para emitir parecer autorizando convênios com o município e recebimento de verbas federais que deverão ser dirigidas a cerca de 20 escolas da rede municipal de ensino. O Conselho pretende, no início do ano letivo de 2013, juntamente com a central de Associação Comunitária e Moradores de Ilhéus (Ceaci), realizar um seminário visando um encontro com todos os segmentos da sociedade civil organizada, para discutir a importância dos conselhos no assessoramento e fiscalização da gestão municipal.
Definido o calendário de matrícula da rede municipal de ensino de Ilhéus
A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus já definiu o cronograma de matrícula para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental para o ano letivo de 2013. A secretária de Educação, Lidiney Campos, informa que as matrículas começam na próxima quinta-feira (6) e serão realizadas nas próprias unidades escolares, para facilitar o acesso dos pais e estudantes. Para efetuar as matriculas os alunos ou responsáveis devem se dirigir às unidades escolares munidos de documentos dos estudantes.
De acordo com o cronograma estabelecido pela secretaria de Educação, no período de 6 a 21 de dezembro será feira a renovação para todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino e instituições conveniadas no ano letivo de 2011 e que permanecerão na mesma escola. A partir de 26 de dezembro acontecerá a transferência de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, para os estudantes regularmente matriculados na rede municipal no ano letivo de 2012, cujas escolas não oferecem a série subsequente.
O calendário estabelece ainda que também a partir de 26 de dezembro será feita a transferência, por interesse próprio, para os estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2012 na rede municipal, que desejam mudar de unidade escolar, motivado por interesse particular, de cunho econômico ou social. Já no período de 7 a 25 de janeiro de 2013 será a vez da chamada matrícula nova, aquela que permite o ingresso do candidato em unidade escolar da rede pública municipal de ensino, em qualquer série, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, na forma de organização adotada na educação básica.
Começam as obras da Praça dos Esportes e da Cultura no Nossa Senhora da Vitória
Os integrantes da Unidade Gestora Local da Praça dos Esportes e da Cultura que está sendo construída no bairro Nossa Senhora da Vitória realiza nesta quarta-feira (05), às 19 horas, na Fundação Fé e Alegria, a primeira reunião de mobilização social para apresentar à comunidade os engenheiros e a empresa que realizará os serviços. A Praça dos Esportes e da Cultura é um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, que tem como objetivo levar esportes, cultura e cidadania para a comunidade. As obras já foram iniciadas com os serviços de terraplanagem e a previsão é de que a praça seja concluída no segundo semestre do próximo ano.
De acordo com o coordenador de Gestão Digital da Prefeitura de Ilhéus, Robson Magalhães, a Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada em frente a Fundação Fé e Alegria, vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de mais de R$ 2 milhões. Além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória será contemplado ainda com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que serão realizados pela Prefeitura de Ilhéus.
O coordenador de Gestão Digital da Prefeitura de Ilhéus, Robson Magalhães, explica que além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, complementou coordenador. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça.
Todo o trabalho de acompanhamento das obras será feito pela Unidade de Gestora Local, que terá ainda o papel de fiscalizar a utilização dos recursos e o andamento dos serviços. Além das obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. A gestão da Praça dos Esportes e da Cultura será de forma tripartite, incluindo o Governo Municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade do entorno, uma forma muito mais transparente, democrática e participativa, onde todos os segmentos poderão administrar, acompanhar e zelar pelo equipamento.
Programa Aprovado mostra a história e a cultura de Ilhéus
Ilhéus é uma das cidades baianas mais conhecidas do mundo. Nem tanto pelos turistas que recebe e, sim, por ser ambiente de muitas obras do escritor Jorge Amado (1912-2001), que morou no município e o divulgou em todo o mundo. No entanto, aquela que já foi conhecida como São Jorge dos Ilhéus ainda reserva muitos outros encantos. E foram eles que o telespectador pode conferir no Aprovado do último sábado, 1º de dezembro, que foi ao ar às 8h35min, pela Rede Bahia de Televisão.
Nas ruas de Ilhéus, o ator e apresentador Jackson Costa, que também atuou na novela Gabriela, da Rede Globo, fez um passeio pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Para contar a história do município, fundado em 1534, ele recebeu o historiador André Rosa que revelou como, no começo, as terras da então capitania produziam cana-de-açúcar e, posteriormente, madeira. “Já no final do século XVIII, o governo português começou a sinalizar a introdução comercial do cacau no Sul da Bahia”, contou. O cacau, assim como Jorge Amado, levou Ilhéus para o mundo de tão exportado que foi antes da queda provocada pela vassoura-de-bruxa nos anos 90.
Por falar no escritor centenário, Jackson visitou a Casa de Cultura Jorge Amado, onde o poeta e contador de histórias, José Delmo, falou do seu trabalho, divulgando a história e cultura ilheense através do teatro e da poesia. Para presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e homenageado especial no final do programa, Maurício Corso, “o Aprovado fortaleceu o turismo cultural, abrindo uma janela importante para a economia da cultura e a divulgação dos nossos artistas, da nossa história e memória para toda Bahia”. O diretor-geral, Sérgio Siqueira, afirmou que “Ilhéus estava merecendo um programa histórico como este”.
No Convento e Igreja de Nossa Senhora da Piedade, único conjunto arquitetônico do Estado a conter uma capela em estilo gótico francês, Jackson conversou com Anarleide Menezes, curadora do museu ali instalado: “Nossa intenção é mostrar aos estudantes da casa e àqueles que também vêm nos visitar que o museu é dinâmico. Ele existe porque as pessoas o fazem”, assegurou.
O telespectador ainda pode conhecer um pouco mais do trabalho do artista plástico Goca Moreno, um projeto de preservação dos bichos-preguiça e viu locais que fazem parte do imaginário e das páginas dos livros amadianos, como o bar Vesúvio e o Bataclan, que um dia foi um prostíbulo, mas que hoje é um bar e restaurante. Foi de lá que os grupos Improviso Nordestino, O Quadro e Banda Manzuá mostraram a música fabricada na região. Ilhéus foi revisitada pelo programa e a Bahia aprovou.
I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia começa nesta quinta
Começa nesta quinta feira (6) o I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia – Ilhéus. O evento será realizado no Hotel Barravento no bairro do Malhado com encerramento no dia 7 de dezembro. O público-alvo serão os trabalhadores e gestores do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) de Ilhéus, da Atenção Básica e da Secretaria do Estado da Bahia, além de representantes de diversos outros segmentos.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde o Seminário tem como objetivo apresentar o Programa “Melhor em Casa”, trabalho desenvolvido pelo Governo Federal e que se encontra em fase de implantação no município de Ilhéus. Já está sendo viabilizada na cidade a composição de uma das equipes com caráter multidisciplinar e que integrará o programa. Esta equipe será composta por dois médicos, dois enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, quatro técnicos de enfermagem, motorista e coordenador-administrativo.
Além disso, um veículo já foi adquirido para realizar o transporte dos profissionais até a residência dos pacientes. Com o Programa “Melhor em Casa”, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, passarão a ter assistência multiprofissional gratuita em seus lares. Outros profissionais (fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e farmacêuticos) poderão compor as equipes de apoio. Após a implantação. Novas equipes bases deverão ser montadas.
Assim, cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. A abertura solene do I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia – Ilhéus acontecerá por volta das 8h30min, com o pronunciamento de autoridades locais, estaduais e federais.
Na sequência, técnicos do Ministério da Saúde estarão realizando uma pequena mostra do programa “Melhor em Casa”. Depois de um rápido lanche, apresentação da experiência do SAD de Ilhéus diante da nova proposta de atuação com o “Melhor em Casa”. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, início das oficinas e, a partir das 16 horas, realização das plenárias. No dia 7, a partir das 9 horas, apresentação da experiência do SAD de Eunápolis, seguida de uma rodada de debates e apresentação de questionamentos. Por volta das 10 horas, visita aos Serviços de Atenção Domiciliar do município de Ilhéus e, encerrando, às 11 horas, discussão envolvendo os profissionais do SAD, município, estado e FESF sobre as perspectivas e desafios para o Serviço de Atenção Domiciliar no ano de 2013.
O programa- o “Melhor em Casa” representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. O programa é executado em parceria com estados e municípios e está articulado com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde Mais Perto de Você e Saúde Toda Hora), lançadas pelo governo federal para ampliar a assistência, respectivamente, na Atenção Básica e nos casos de urgência e emergência no SUS.
Diferentemente do que ocorre na maioria dos projetos de atenção domiciliar já existente, as equipes do “Melhor em Casa” atuarão vinculadas a uma central de regulação controlada pela secretaria de saúde dos municípios ou estados e não a um hospital. Assim, ao ser acionada, a central terá a oportunidade de selecionar a equipe do local onde o paciente mora visando à prestação da assistência.
Entre os benefícios listados pelo Ministério da Saúde, encontram-se a melhoria e a ampliação da assistência no SUS a pacientes com agravamentos de saúde, que possam receber atendimento humanizado em casa e, consequentemente, perto da família. Estudos encomendados pelo governo federal afirmam que o bem-estar, o carinho e a atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças. Ancorado nessa realidade, o Ministério da Saúde quer que, através do Programa “Melhor em Casa”, pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação sejam atendidos em casa, estratégia que também será importante para diminuir os frequentes riscos de contaminação e infecção.