Comissão da transição define prazos para a apresentação de documentos
Prefeito amplia número de táxis da nova praça no bairro Nossa Senhora da Vitória
Inscrições para a Corrida da Gabriela serão encerradas na próxima 3ª feira
Comissão da transição define prazos para a apresentação de documentos
Os integrantes da Comissão de Transição de Governo do município de Ilhéus se reuniram na tarde desta quarta-feira (28), em caráter extraordinário, com secretários municipais e chefes dos setores da Prefeitura com o objetivo de estabelecer prazos para apresentação de documentos importantes da administração, além de definir o calendário de visitas às mais diversas secretarias e departamentos. A orientação do prefeito Newton Lima é garantir uma transição administrativa municipal pacífica, transparente, clara, direta, democrática e dentro do que determina Constituição Federal, a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e a Resolução 1.311/12 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
Até o momento já foram entregues à Comissão de Transição documentos como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Também foi disponibilizado o Programa Financeiro de Cronograma de Desembolso 2013, solicitado pelos membros do governo eleito através de ofício e já entregue pela Comissão Administrativa. E na reunião desta quarta-feira, que contou com a participação de cerca de 25 pessoas, entre membros da comissão, secretários municipais e chefes de departamento, foram definidos prazos para entrega de documentos como o demonstrativo das contas bancárias, indicando o nome do banco, o número da conta, o saldo demonstrado no extrato, os cheques emitidos e não descontados, os créditos efetuados e não liberados e os débitos autorizados e não procedidos pela instituição, além da relação de valores pertencentes a terceiros, como cauções e cautelas.
Também ficou acordado que representantes da administração atual deverão apresentar, até o dia 30 de dezembro desse ano, o demonstrativo dos restos a pagar referentes a exercícios anteriores e aqueles relativos ao exercício que se encerra e ainda a relação de precatórios pendentes de pagamento, o quantitativo de servidores estáveis, servidores admitidos por concurso público, pessoal contratado por prazo determinado e a relação de pendências de pagamento de servidor, caso exista. Todos esses documentos, além de uma série de outras informações, serão entregues à Comissão de Transição de Governo emitidos em papel timbrado e subscritos pelo prefeito e autoridades competentes da atual administração.
Nova reunião – Na última reunião foram entregues à comissão o edital do último concurso público e a lista dos servidores convocados e também, em meio digital, o Código Ambiental, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e o Projeto Orla, dentre outros documentos. A próxima reunião ordinária da Comissão de Transição será realizada nesta sexta-feira (30), às 16h30min, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá. Coordenada pelo o controlador geral do Município, Pedro Sanches de Oliveira, a comissão conta ainda com a participação do subprocurador-geral, Ricardo Teixeira Machado, do secretário da Fazenda, Antônio Batista Neto, do secretário de Administração Interino, José Nazal Pacheco Soub, e do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha. Representando o governo eleito, participam da comissão Antônio Joaquim Bastos Silva, Israel Nunes Silva, Isaac Albagli de Almeida, Carlos da Silva Mascarenhas, John Sousa Ribeiro, Victor Roberto da Veiga Ferreira, Wladimir Mendes Hughes e Marcos Paulo Azevedo.
Consciente do seu papel de colaborar com o desenvolvimento da cidade, Newton Lima explicou que o município de Ilhéus tem vários convênios em andamento e obras importantes, fruto do trabalho da atual equipe de governo, que já estão em fase de liberação e a cidade não pode perder essa oportunidade de ver esses projetos serem executados, daí a necessidade da colaboração de todos. O prefeito também orientou aos secretários municipais que envidem todos os esforços para facilitar ao máximo a transição da administração. “A crise econômica e financeira pela qual atravessa o município de Ilhéus é sabida por todos e a futura administração tem de tomar conhecimento de todos os detalhes, com a finalidade de planejar o futuro”, complementou Newton Lima.
Prefeito amplia número de táxis da nova praça no bairro Nossa Senhora da Vitória
Por solicitação da comunidade e tendo em vista o grande número de moradores do Nossa Senhora da Vitória, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou esta semana o Decreto 100/2012, ampliando o número de veículos da nova praça de táxi do bairro. Pelo decreto, a Praça 21, como foi denominada, a primeira praça de táxi do bairro, passará a ter nove, ao invés de seis veículos, conforme contava no documento anterior. A medida tem como base garantir um melhor atendimento à comunidade, com mais veículos à disposição dos moradores.
O novo ponto de taxis ficará situada na praça José Oliveira, numa área central do bairro e onde se concentra o maior número de pessoas. De acordo com o decreto, o táxi somente poderá explorar o serviço na nova praça caso o veículo tenha, no máximo, cinco anos de fabricação, tenha quatro portas, seja de cor branca e esteja devidamente enquadrado no padrão estabelecido pelo Município.
A decisão do prefeito de criar a nova praça de táxi teve como base a existência de um número considerável de cidadãos que residem no Nossa Senhora da Vitória e o alto fluxo de pessoas que se dirigem aos estabelecimentos comerciais localizados neste bairro. Além de gerar mais empregos para taxistas, a nova praça também vai oferecer mais comodidade para os moradores e consumidores, que antes tinham que esperar bastante nos pontos de ônibus. A medida agradou a comunidade, que há muitos anos reivindicava esse serviço.
Considerado um dos bairros mais populosos de Ilhéus, o Nossa Senhora da Vitória vem se destacando pelo crescimento nos últimos anos e pelo surgimento das mais diversas empresas. Hoje o bairro conta com amplos supermercados, grandes lojas de varejo, materiais de construção, eletrodomésticos e até serviços de locação de roupas para festas. A implantação dessa nova praça de táxi, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, vai justamente incentivar esse crescimento do comércio, além de aumentar o fluxo de cidadãos que se dirigem para o bairro Nossa Senhora da Vitória.
Inscrições para a Corrida da Gabriela serão encerradas na próxima 3ª feira
As inscrições para a Corrida da Gabriela, evento que acontecerá no dia 8 de dezembro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, serão encerradas na próxima segunda-feira (3), para aqueles que desejarem fazer o pagamento com boleto, e na próxima terça-feira (4), para as pessoas que preferirem utilizar cartão de crédito. De acordo com os coordenadores, as inscrições continuam sendo feitas através do site www.webrun.com.br ou nos espaços de venda instalados no Centro de Atendimento ao Turista, localizado ao lado da Catedral de São Sebastião, na Banca Revista Ilhéus, situada na praça Pedro Matos, e na Banca Espaço Cultural, sediada na praça J. J. Seabra. Realizada pela Personal Club, a corrida conta com o apoio da Federação Bahiana de Atletismo, da Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado).
A Corrida da Gabriela possuirá distâncias de 5 e 10 quilômetros e está prevista para começar por volta das 16 horas. Com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos com vistas à promoção da saúde e da socialização, a prova é aberta para atletas cadastrados ou não na FBA (Federação Baiana de Atletismo). Poderão se inscrever pessoas de ambos os sexos, sempre a partir dos 15 anos. Segundo informações dos organizadores, a largada acontecerá nas proximidades da Catedral de São Sebastião, localizada na avenida Soares Lopes, com o percurso sendo realizado em duas voltas de 5 quilômetros, no centro de Ilhéus, e chegada também definida para uma área próxima à Catedral. De acordo com a coordenação, haverá postos de hidratação na chegada e a cada 2,5 quilômetros de corrida.
Ao fazer a inscrição, o participante é obrigado a ler e a estar de acordo com o respectivo regulamento do evento. Também é obrigatória a apresentação de documento de identidade ou de qualquer outro documento com foto. É necessária ainda a apresentação de comprovante de pagamento da inscrição realizada via internet. No caso de menor de idade, esclarecem os organizadores, há a necessidade da apresentação prévia da autorização do responsável legal. O dinheiro da inscrição paga, independentemente do motivo alegado, não será devolvido em caso de desistência. Serão premiados os cinco primeiros colocados na categoria masculina e as cinco primeiras colocadas na categoria feminina, nas modalidades 5 e 10 quilômetros. A entrega dos kits acontecerá no dia da prova (8 de dezembro), na Arena de Largada, localizada na Soares Lopes (em frente à Catedral), das 8 às 12 horas.