Centenário da Associação Comercial de Ilhéus

A Associação Comercial de Ilhéus foi fundada em 1º de novembro de 1912 e teve seus estatutos aprovados no mesmo ano.

Em 1921 foi reconhecida de utilidade pública e funcionou durante muito tempo na rua Coronel Paiva.

A partir de 1926, por conta do Decreto 12.982, de abril de 1918, a ACI foi autorizada pelo Ministério da Agricultura a inspecionar todo o cacau exportado. Nessa época fazia parte de seu patrimônio a Usina Vitória, primeira fábrica a processar cacau. São inúmeros os feitos desta Associação, que participou ativamente da vida do município, em todo o tempo que o cacau gerou riqueza. “A Associação Comercial de Ilhéus resolveu assuntos de alta relevância como exportação direta, crédito bancário, tributação equitativa, serviço de fiscalização de gêneros alimentícios de produção nacional destinados ao exterior e tantos outros.

A Associação demonstrava preocupação com os problemas da cidade, de modo que, como a cidade não possuísse uma biblioteca pública, sua diretoria decidiu fundar uma que, durante muitos anos, foi a única fonte de pesquisa não só para os estudantes, como também para os professores e intelectuais da cidade.

A Associação Comercial participou ativamente de projetos que tinham como meta melhorar a vida da população ilheense. Ela contribuiu na luta pela construção dos dois portos, o antigo, de 1926, e o atual, da década de sessenta, como também pelo alfandegamento do primeiro; inaugurou, na Praça Rui Barbosa, um busto em homenagem ao ilustre jurista baiano e foi responsável, sob a inspiração do seu diretor Álvaro Melo Vieira, pela criação da Escola Técnica de Comércio, visando dar melhor condições de trabalho aos comerciários da cidade.

Havia grande preocupação com a sede e, em 1932, o prédio começou a ser construído em linhas neoclássicas, tendo sido inaugurado em 1934. É uma construção em dois pavimentos. O grande destaque do prédio está na bela escadaria imperial que parte do hall de entrada para o primeiro piso, com corrimão em metal dourado, tendo ao fundo um vitral colorido. Durante muito tempo, foi secretário da Associação Comercial, um dos maiores poetas da região, Sosígenes Costa. O poeta foi personagem de Jorge Amado no livro São Jorge dos Ilhéus. Era o secretário Sérgio Moura, da Associação Comercial de Ilhéus. Sua sede fica localizada a Praça J. J. Seabra, 39  Ilhéus – BA, CEP – 45653-280 – Fone: (0xx)73 3634-1042

No próximo dia 1 de novembro a Associação Comercial de Ilhéus estará comemorando os seus primeiros 100 anos de fundação. Na ocasião a diretoria vai homenagear personalidades que contribuíram na trajetória da instituição na defesa dos interesses econômicos e sociais da cidade.

O presidente Nilton Cardoso da Cruz lembra que “ao longo desses anos, esta instituição vem cumprindo ativamente sua missão, participando e encampando os movimentos que visam o desenvolvimento social e econômico de Ilhéus e da região, sendo a sede utilizada como o local de reuniões e encontros de onde partem as ações de grande importância para o desenvolvimento regional.”

Com a finalidade de ampliar parcerias o presidente da Associação Comercial, juntamente com os diretores José Leite de Souza e o professor Givaldo Sobrinho, reuniu-se com a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, professora Adelia Pinheiro. “A Uesc é um campo de excelência, precisamos estar sempre próximos para transferir esse patrimônio aos nossos associados e a sociedade em geral.” disse o presidente da ACI.

A programação para o dia primeiro consta palestra, inauguração de placa alusiva a data, homenagens e coquetel.

 

Pioneiros

Foi fundada em 1º de novembro de 1912, sendo os Srs. Amando Peixoto, Rodolpho Melo Vieira, Misael Tavares e Alberto Messeder, os mais esforçados propugnadores da idéia de sua criação.

A mesa provisória foi constituída pelo Coronel Domingos Adami de Sá, Amando de Lemos Peixoto, Justino Andrade, respectivamente Presidente, 1° secretário e 2° secretário.

Naquela mesma reunião foram eleitos os membros da diretoria da Assembléia Geral e Suplentes para um exercício que findaria no dia 31 de Dezembro de 1913.
A primeira Diretoria da Associação Comercial foi formada por Amando de Lemos Peixoto, Hugo Kaufmann, José Gomes do Amaral Pacheco, Noé Nunes, Ramiro de Araújo, G. H. Duder, Antônio Braz Bonfim, Francisco Andrade, Henrique Kruschewsky, Bento Berilo de Oliveira e Virgílio Amorim. Para suplentes: Alberto Massader, Aníbal Amorim, Augusto Juvenal da Silva, Antero Alves Valle, Elias de Freitas Almeida e Manoel Portela.
A Assembléia Geral, o presidente foi Rodolfo Mello Vieira, 1° secretário, Justino Andrade e 2° secretário, José Victorino Júnior.

1ª Sede Própria da ACI, localizada na Rua Coronel Paiva. O Prédio foi demolido e construído outro onde hoje funciona o Sindicato dos Comerciários.

O saudoso Álvaro Melo Vieira foi sem sombra de dúvidas um dos melhores presidentes da ACI. Sua primeira gestão foi nos anos de 1929 e 1930, quatorze anos depois em 1944 foi eleito presidente e sua gestão foi até o ano de 1970, presidiu por 26 anos ininterruptos a entidade. Álvaro Melo Vieira também foi um dos fundadores da Escola Técnica de Comércio, que tinha o seu nome, e foi prefeito de Ilhéus nos anos de 1946 – 1947.

Marcelo Bahia Odebrecht, filho de Dr. Emílio e neto de Dr. Norberto é o atual presidente da empresa. A diretoria da Associação Comercial de Ilhéus convidou-o para ser o palestrante na festa do centenário em homenagem ao seu avô que construiu o atual prédio da ACI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *