Nova sede do Samu de Ilhéus é inaugurada e Solla anunacia novo Hospital Regional
Ilhéus sedia curso internacional de oficiais técnicos de arbitragem para Triathlon
Ilhéus celebra Dia Mundial da Saúde Mental com caminhada
Comédia sobre o mundo das celebridades é um dos destaques da programação do TMI para este mês
Nova sede do Samu de Ilhéus é inaugurada e Solla anunacia novo Hospital Regional
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ilhéus já está funcionando em novo endereço, na avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. A inauguração ocorreu na noite da última sexta feira (5), com a presença do secretário da saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, do prefeito de Ilhéus Newton Lima, do secretario da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, e do coordenador-médico do Samu em Ilhéus, Walbert Silveira.
O secretário Jorge Solla chegou a Ilhéus acompanhado de uma comitiva formada pela diretora de Regulação, Vicência Lorusso, da superintendente da Atenção Integral da Saúde, Gisele Santana, superintendente da Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Saúde, Alfredo Boa Sorte, e da diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira.
Em seu discurso, Solla enfatizou a importância desta nova unidade não só para Ilhéus como para toda a região Sul da Bahia, destacando a questão da regionalização do Samu. Na oportunidade, o secretário informou que o governador Jaques Wagner já autorizou à equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a procurar um terreno para abrigar o novo Hospital Regional para Ilhéus. Solla disse, ainda, que o processo para início das buscas e estudos já foram iniciados.
O prefeito de Newton Lima destacou o constante empenho de Solla em trazer benefícios e desenvolvimento para a saúde de Ilhéus, elogiando o perfil sempre acessível do secretário, colocando-se à disposição para auxiliá-lo no que for necessário. A nova sede do Samu, além de promover uma melhora na qualidade do atendimento à população, obedece aos critérios específicos para a regionalização, processo já iniciado e aprovado junto ao Ministério da Saúde.
A regionalização do Samu ilheense atenderá uma área microrregional com 21 municípios, beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré, Valença, Santa Luzia Uruçuca, Camamu, Valença e Gandu fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nesses municípios, através da central de atendimentos 192.
Segundo o secretário Ronaldo Lavigne, a regionalização representa um grande avanço para toda a região e também para Ilhéus, gerando mais emprego e renda, com a destinação de mais verbas e estrutura para o Samu da cidade. Ronaldo disse, ainda, que com a nova sede do Samu e a unidade do Samu da zona sul, recentemente inaugurada, o município de Ilhéus ganha mais qualidade e agilidade ao atendimento da sua população.
Ilhéus sedia curso internacional de oficiais técnicos de arbitragem para Triathlon
Prossegue até o dia 24 deste mês as inscrições para capacitação de oficiais técnicos para o nível internacional visando os Jogos Olímpicos que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) em parceria com a International Triathlon Union (ITU). O curso será realizado em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tem o objetivo de capacitar árbitros nacionais como Oficiais Técnicos Internacionais de Triathlon para que possam atuar em competições de nível internacional, tanto dentro como fora do Brasil.
Segundo o professor de Educação Física da Uesc, Alberto Kruschewsky, em informação confirmada no site da CBTRI (http://www.cbtri.org.br/ver_new.asp?tipo=noticias&id=6864&pos_menu=), trata-se de uma certificação emitida pela Federação Internacional de Triathlon (ITU), o que exige a realização de exame ao final do curso, no qual todos os participantes aprovados passarão a ser classificados como International Technical Official Level I (Oficial Técnico Internacional – Nível I), sendo integrados ao quadro de Árbitros Internacionais da ITU. “Estávamos solicitando a realização deste curso, que já contava com o apoio da de integrantes da Confederação Brasileira desde a realização do pan-americano aqui em Ilhéus”, explicou.
Alberto Kruschewsky esteve em Londres com Roberto Menescau, árbitro da ITU, que coordenou a área de transição durante o Triatlon na Olimpíada de Londres e conversamos sobre o assunto. E completou “trata-se de um momento importante, mas pretendemos ainda mais até os Jogos do Rio”. Roberto Menescau, que é facilitador Internacional de Triathlon (ITU) virá em Ilhéus para ministrar o curso. Ainda segundo o site da CBTRI, todas as apresentações em multimídia serão em realizadas na língua inglesa enquanto que as apresentações orais e o exame escrito serão realizados na língua portuguesa.
O curso será ministrado entre os dias 26 e 28 deste mês no Parque Desportivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com carga Horária de 18 horas. Serão disponibilizadas 40 vagas e custará R$ 20,00 (árbitros certificados) e R$ 10,00 (voluntários). Como pré-requisito o interessado deve possuir certificado de Árbitro CBTri Nível I ou equivalente. Árbitros com Certificação Estadual deverão ser indicados por suas respectivas Federações mediante ofício enviado por email paracursos@cbtri.org.br. Federações Estaduais podem indicar até dois árbitros para inscrição no curso, com exceção da Febatri.
Alberto Kruschewsky explica ainda que, para o staff de Arbitragem que atuou como voluntário na Copa Panamericana Ilhéus 2012, haverá a possibilidade de inscrição mediante a indicação da coordenação de Arbitragem do evento. As inscrições só serão aceitas se realizadas pela página da CBTri, por meio do link: http://www.cbtri-eventos.com.br/index.asp
Ilhéus celebra Dia Mundial da Saúde Mental com caminhada
Em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus através dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), realizará uma grande caminhada com seus pacientes pelas ruas de Ilhéus. A concentração será às 14 horas e os cerca de 100 pacientes participantes sairão do bairro da Conquista na sede do Caps-Adulto, e seguirá pela avenida Canavieiras até o centro da cidade.
A ação tem como objetivo superar preconceitos através dessas atividades e possibilitar o convívio com as diferenças num espaço público. “Este dia é importante para a sensibilização da sociedade, para proporcionar lazer aos pacientes e dar apoio e envolvimento aos familiares, que participam diretamente do processo de tratamento”, explicou a coordenadora dos Caps de Ilhéus, Simone Pitágoras,
No centro, ao lado do Banco do Brasil, será montado um estande para a exposição e vendas de produtos produzidos pelos pacientes na Oficina de Artesanato. A coordenação dos Caps está realizando neste mês diversas outras atividades em comemoração a data. Na última quinta-feira (4) foi realizada o I Encontro de Autismo do Caps Infantil, com palestras sobre a temática para psicólogos da rede municipal e profissionais do Crie e da Apae.
Nesta quinta-feira (11) será realizado o curso de Libras para funcionários dos Caps de Ilhéus. O curso será realizado duas vezes na semana, com duração de 1 hora/aula até o mês de dezembro, ministrada pela fisioterapeuta Débora Mascarenhas.
Ilhéus possui atualmente três Centros de Atenção Psicossocial. O Caps-Infantil está localizado no bairro Cidade Nova. O Caps II está situado à rua dos Carilos, na 3ª travessa, no bairro Conquista. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) para pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de Álcool e outras drogas tem sua sede na avenida Canavieiras, e tem como publico-alvo tanto pacientes em idade adulta como crianças e adolescentes. Todos os atendimentos são realizados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Comédia sobre o mundo das celebridades é um dos destaques da programação do TMI para este mês
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundaci, divulgou a programação de eventos do Teatro Municipal (TMI) para outubro, priorizando, mais uma vez, a diversidade cultural. A exemplo das oportunidades anteriores, quando foram valorizados eventos locais e nacionais, a programação deste mês contempla iniciativas desenvolvidas nas áreas da poesia, música e da literatura, entre vários outros.
Dando sequência à programação, nesta sexta-feira (12), a partir das 17 horas, o público infantil terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, musical encenado pela Companhia Ilheense de Teatro e Música. Abrindo a segunda quinzena deste mês, no próximo dia 17, a partir das 18 horas, com entrada gratuita, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia estará promovendo um evento denominado “Tempos de Arte Literária”. Um dia depois (18), na galeria do TMI, a partir das 19 horas, também com entrada gratuita, será aberta a exposição “Moda e prevenção: quem cuida da beleza, cuida da saúde”.
Nos dias 20 e 21, sempre a partir das 20h30min, os atores Luis Salem e Stella Miranda estarão apresentando o espetáculo “Gozados”. Na montagem, a dupla reinventa o mundo das celebridades, sempre com sátiras e paródias musicais imperdíveis. Durante o trabalho, o público terá a chance de se divertir com versões bem-humoradas do compositor Chico Buarque, do cantor Arnaldo Antunes e do antigo grupo Dominó. Também entram em cena personagens cômicos, como “a mulher rica” e “a baiana cansada”, além de imitações impagáveis da apresentadora Ana Maria Braga e da cantora Amy Winehouse.
Outros – Seguindo com a programação do TMI para este mês de outubro, no dia 22, às 18 horas, com entrada gratuita, semifinal regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), organizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. No dia 23, dois eventos promovidos pela secretaria municipal de Educação: Seminário sobre Adolescência, a partir das 8 horas, e homenagem aos professores da rede municipal de ensino, a partir das 14 horas. Na sequência, no dia 25 de outubro, com horário a confirmar, recital Schumann; dia 26, a partir das 19 horas, I Encontro de Corais; dia 27, a partir das 18 horas, Festival de Talentos, com a apresentação dos alunos do Colégio São Jorge dos Ilhéus; dia 30, às 19 horas, espetáculo infantil “O macaco cozinheiro da arca de Noé”; e, finalmente, às 18 horas do dia 31 de outubro, abertura da exposição “Gueto da Alegria”.