Protocolo de Intenções garante cultura de Ilhéus no prédio da Biblioteca Pública
Escola Pequeno Príncipe será inaugurada até o final do ano
Seminário discute sobre trabalho do Núcleo de Vigilância Hospitalar
Atualização do Censo Cultural do município prossegue este mês
Educação de Jovens e Adultos realiza IX Torneio de Futsal
Protocolo de Intenções garante cultura de Ilhéus no prédio da Biblioteca Pública
Durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (4), no Palácio Paranaguá, um Protocolo de Intenções foi assinado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o presidente do Teatro Popular de Ilhéus, Brunek de Almeida Susmaga (Bruno). No documento, fica formalizado o propósito do Município de Ilhéus transferir a administração do prédio do antigo Grupo Escolar General Osório para a entidade cultural, pelo prazo de 20 anos, através de Termo de Permissão de Uso de Bem Público a ser firmado entre as partes.
No protocolo, fica assegurada a intenção da instituição Teatro Popular de Ilhéus também administrar a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, que possui cadastrados cerca de 35 mil títulos, incluindo neste acervo uma quantidade significativa de obras raras da literatura brasileira. Inaugurado em 31 de dezembro de 1915, foi o prédio foi a primeira escola pública municipal, se constituindo, portanto, num imóvel de relevância para o patrimônio histórico do município, cujo estilo retrata a arquitetura e estilo da Belle Époque francesa.
Instalado na Casa dos Artistas, no Calçadão Jorge Amado, o Teatro Popular de Ilhéus enfrentou diversos períodos de instabilidade, devido à falta de apoio dos poderes públicos, e desde 2008 vem tentando conquistar uma sede definitiva com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Para realizar este volume de atividades o grupo necessitaria de um espaço mais amplo”, declara o diretor-artístico Romualdo Lisboa.
O diretor destaca, ainda, o quanto o grupo é grato à família Hans Koella por estes 10 anos de ocupação gratuita da Casa dos Artistas. “Percebo este momento como uma oportunidade de conquistarmos uma sede própria que atenda nossas necessidades artísticas e técnicas”, diz. Entretanto, agora no início de outubro, os proprietários do imóvel solicitaram a desocupação do espaço até o último dia deste mês. Diante deste fato, o TPI anunciou a suspensão de sua programação no local a partir de novembro.
Prédio da cultura – Sensibilizado com a situação do TPI, o prefeito Newton Lima, em reunião com o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Jorge Bahia, foi verificada a possibilidade de o Município ceder o prédio onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho para a instituição. Após a análise da viabilidade jurídica realizada pela Procuradoria Geral do Município, ficou acordado a elaboração do Protocolo de Intenções, que será substituído por um Termo de Permissão de Uso de Bem Público.
Explicou Newton Lima, que a identidade e a história do prédio está em perfeita sintonia com o Teatro Popular de Ilhéus, principal protagonista da cultura ilheense, que a partir de agora tem mais um missão: cuidar de parte da história de Ilhéus. Para o presidente do TPI, Brunek Susmaga, essa ação do prefeito pode ser traduzida num sonho que nunca foi sonhado, tendo em vista o local disponibilizado. “Tínhamos a necessidade de um novo local para continuar nosso trabalho, mas nem de perto passava por nossas cabeças ocupar um prédio com essa dimensão histórica”, ressaltou.
De acordo com o protocolo, caberá às partes estimular e implementar ações conjuntas, somando esforços e mobilizando suas unidades, além de agregar novas entidades para implantar novas parcerias. Ainda segundo o documento, o protocolo não contempla o repasse de recursos financeiros entre as partes, possibilitando apenas a eventual aplicação direta de recursos no imóvel, ressalvada a anuência do Poder Público Municipal, no respeito à legislação de proteção ao patrimônio público.
Segundo o chefe de Gabinete do Prefeito e historiador, José Nazal, elogiou a atitude do prefeito Newton Lima em ceder o imóvel ao TPI e disse que há uma simbiose perfeita entre o prédio e o grupo cultural representado pelo Teatro Popular de Ilhéus, que terá assumir o compromisso de realizar a comemoração do centenário do prédio, o que acontecerá daqui a três anos. “Essa é mais uma demonstração da democracia implantada por este governo e a história vai mostrar que este ano vai ser muito bom para a cultura de Ilhéus”, frisou.
Teatro Popular de Ilhéus – Criado em setembro de 1995 e transformado em pessoa jurídica sem fins lucrativos em 15 de fevereiro de 2002, o Teatro Popular de Ilhéus tem como finalidade defender, retomar, promover a cultura popular, preservando os elementos essenciais da identidade cultural local. Ainda, segundo o estatuto, se constitui como objetivo de produzir, beneficiar, adquirir ou construir infraestrutura necessária para a produção de espetáculos e manifestações artísticas ligadas às artes cênicas e plásticas e à prestação artísticas e técnicas de serviços, estudos e pesquisa.
Reconhecida como entidade de utilidade pública municipal pela Lei 3.005, de 03 de abril de 2003, o Teatro Popular de Ilhéus tem se destacado – sobretudo – pelos espetáculos que cria e apresenta em Ilhéus e na maioria das capitais brasileiras. Algumas de suas peças foram indicadas para concorrer a prêmios nacionais de relevância, a exemplo do Prêmio Shell (uma indicação) e Prêmio Braskem (duas indicações).
De acordo com o diretor-artístico do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, o plano de trabalho para os próximos três anos mais de inclui seis mil horas de cursos e oficinas e exibição de 144 filmes no Cineclube Équio Reis. Também serão realizados 32 debates sobre temas de interesse público, produzidos 90 vídeos curta-metragem, 18 encontros com escritores regionais e apresentados mais de 200 espetáculos de teatro, música e dança. A estimativa de público atendido vai além de 100 mil pessoas.
Romualdo Lisboa destacou que o prédio da Biblioteca Pública Adonias Filho atende às necessidades da cultura, pois existem quatro grupos residentes do espaço cultural (Teatro Popular de Ilhéus, Cia Boi da Cara Preta, Grupo Improviso Nordestino e Grupo Teatral Maktub). “Agora todos os grupos terão espaço para desenvolver seus ensaios e trabalhos e locais de forma totalmente independente, proporcionando um ganho na qualidade”, concluiu o diretor.
Escola Pequeno Príncipe será inaugurada até o final do ano
As obras de construção e ampliação da Escola Pequeno Príncipe, localizada no alto da Conquista, nas imediações da Praça Gracindo Silva, encontram-se em ritmo acelerado, com o levantamento das paredes do segundo andar. A previsão do prefeito Newton Lima é de que até o final do ano, quando estará concluindo o seu mandato, a nova e moderna unidade de ensino seja entregue à população. Na visão do chefe do Executivo ilheense, com a inauguração da nova escola, o município conseguirá ampliar a oferta de vagas e melhorar, de forma considerável, a qualidade da educação em Ilhéus.
Na opinião de Newton Lima, a Escola Pequeno Príncipe está sendo construída dentro dos modernos padrões de engenharia e vai atender com dignidade aos estudantes do Alto da Conquista e adjacências. “Infelizmente tivemos alguns problemas durante a edificação, mas com as mudanças realizadas posso assegurar que a população ganhou em qualidade e quantidade”, ressalta. Por sua vez, a secretária da Educação, professora Lidiney Campos, informa que as novas instalações da Escola Pequeno Príncipe funcionarão, nos turnos da manhã e da tarde, beneficiando alunos da Conquista, Avenida Itabuna e avenida Princesa Isabel, além dos altos adjacentes. “É o governo municipal trabalhando para dotar a rede de ensino de uma melhor estrutura”, afirma.
Segundo Lidiney Campos, a nova Escola Pequeno Príncipe terá 14 salas de aula, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, tudo isso distribuído em três pavimentos e em 750 metros quadrados de área construída. Atualmente, a unidade funciona na sua antiga sede e em espaços alugados. “Com a entrega do novo prédio, teremos todas as condições para sairmos dos atuais 350 alunos e chegarmos aos 500. Além disso, o alunado passará a desfrutar de instalações muito melhores, realidade fundamental para aperfeiçoarmos o processo de ensino-aprendizagem”, completa.
Uma antiga reivindicação da comunidade do alto da Conquista e de áreas vizinhas, a reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe é executada pela Secretaria de Infraestrutura, através de recursos próprios e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O novo equipamento, que vai atender alunos da educação infantil e do Ciclo II (seis anos), está sendo construído em consonância com os conceitos da acessibilidade.
Seminário discute sobre trabalho do Núcleo de Vigilância Hospitalar
Com objetivo promover a sensibilização dos profissionais quanto à importância da vigilância epidemiológica hospitalar e fortalecer as alianças com as redes de proteção municipal, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral Luis Viana Filho, em Ilhéus, promoveu nesta quinta-feira (4) o I Seminário Múltiplos Olhares do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. O evento foi realizado durante todo o dia no Hotel Barravento, no Malhado, e contou com a participação de cerca de 80 profissionais.
O núcleo, que atua desde 2009 através do trabalho multidisciplinar, tem a missão de detectar doenças de notificação compulsória atendidas no Hospital Regional. As notificações podem ser de doenças transmissíveis como pneumonias ou ainda doenças de agravos suspeitos ou confirmados como acidentes de trabalho. Segundo Nai Silva, integrante do Núcleo todas as doenças para notificações são listadas pelo Ministério da Saúde e notificadas em uma ficha padronizada nacionalmente.
Para execução de ações de controle de doenças e agravos por parte da Vigilância é necessário informações atualizadas sobre a ocorrência dos mesmos. “Portanto, a principal fonte destas informações é a notificação de agravos e doenças realizadas pelos profissionais de saúde, e por isso a importância de sensibilizá-los”, informou a coordenadora do Núcleo, Ana Cristina Ramos.
Através da notificação, o Núcleo realiza uma interface entre o Hospital, a Secretaria da Saúde e as Redes de Proteção, dependendo das particularidades de cada caso ou doença. Fazem parte da rede de proteção contra a violência órgãos como Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Núcleo da Mulher, Defensoria Pública, vara da Infância e Juventude entre outros.
Participaram do Seminário pelo menos um representante de cada órgão da rede de proteção, profissionais do Hospital Regional Luis Viana Filho e também da rede municipal de saúde. O evento forneceu certificação com carga horária de 12 horas e contou com o apoio da 6ª Diretoria Regional de Saúde e também da Secretaria da Saúde do Município.
Atualização do Censo Cultural do município prossegue este mês
Prossegue até o fim deste mês a atualização do Censo Cultural do Município promovido pela fundação cultural de Ilhéus e iniciado em setembro. A ação visa a preparação do relatório Sistema Municipal de Informações Indicadores culturais (SMIIC). O cadastro é gratuito e poderá ser feito acessando o link www.smiicilheus.blogspot.com.br.
O SMIIC tem como objetivos principais o mapeamento, a organização e a divulgação das atividades culturais ilheenses, incluindo informações sobre estrutura (artistas, equipamentos culturais, grupos, eventos), gestão (órgãos públicos, conselhos, fundos, legislações, orçamentos e editais), financiamento, economia da cultura, patrimônio material e imaterial, entre outras.
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, explica que todas as políticas públicas necessitam, para seu planejamento, de informações e indicadores a respeito da realidade sobre a qual devem atuar. “A política cultural é, provavelmente, uma das que mais carecem de dados, embora esforços nesse sentido tenham sido realizados nos últimos anos”, disse.
O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), objetiva estabelecer as bases tecnológicas para conectar-se com os demais Sistemas Nacional e Estadual. Isso possibilitará a produção de indicadores municipais aplicáveis, de forma coerente, aos processos de formulação e implantação de políticas culturais de Ilhéus. Acompanham as ações tecnológicas atividades relacionadas à capacitação técnica de pessoas para a formação e atualização de equipes vinculadas à geração, tratamento e armazenamento de dados e informações culturais.
Educação de Jovens e Adultos realiza IX Torneio de Futsal
Os estudantes do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) participaram do IX Torneio de Futsal da Eja, evento, realizado no fim de setembro e que reuniu alunos, professores, diretores, supervisores, orientadores, funcionários e pessoas da comunidade para prestigiar os jogos da EJA. O evento já se consolidou como um importante momento de integração entre esporte e lazer promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O Ginásio de Esportes Herval Soledade ficou repleto de participantes nas três noites de 18 às 21h30min, horário que aconteceu o torneio. O torneio contou com a participação de 10 Centros de EJA que funcionam nas seguintes Unidades Escolares: Cai Darcy Ribeiro, Escola Municipal do Salobrinho, Escola Municipal do Banco da Vitória, Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, Escola Municipal Professor Paulo Freire, Escola Municipal Themístocles Andrade, Escola Nucleada do Banco do Pedro, Escola Nucleada de Aritaguá II, Escola Municipal Odete Salma Medauar, Escola Municipal Princesa Isabel.
Segundo a Coordenadora da EJA, Jozair Anunciação do Amaral, esse é um momento onde se promove uma maior integração entre alunos e professores dos diversos Centros, além da valorização do esporte na vida dos jovens e adultos trabalhadores e o fortalecimento da autoestima, numa competição saudável, prazerosa, respeitosa e de grande espírito esportivo. “Foi notório a garra e a vontade dos jogadores em fazer o melhor pela sua escola. Parabenizamos a todos os jogadores que participaram deste torneio e em especial as equipes campeãs: Escola Municipal Themístocles Andrade em 1º lugar e Escola Nucleada de Aritaguá II em 2º lugar”, ressaltou.