A Secretaria Municipal da Educação promove nesta terça-feira (25) encontro com profissionais da educação infantil a partir das 14 horas no Teatro Municipal de Ilhéus para discutir o processo de inclusão nas escolas. Com o tema “É possível inclusão na educação infantil?”, o evento terá em sua programação apresentação cultural com alunos da escola Pinóquio. O tema será apresentado pela psicopedagoga Edla Soares e em seguida a diretora do Centro de Referência de Inclusão Escolar (Crie), Lucília Lopes, fará relatos e apresentação da entidade.
Representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também estarão presentes para participar de diálogo sobre inclusão voltado para os gestores, orientadores, supervisores e professores. Também nesta quarta-feira (26), a secretaria da Educação inaugura mais uma sala multifuncional na Escola Municipal de Olivença e no dia 2 do próximo mês, é a vez da escola Perpétua Marques ser contemplada com o espaço. A sala multifuncional é voltada para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo estudantes com autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiências visual e intelectual.
De acordo com a titular da pasta, a secretária Lidiney Campos, nesses espaços existe um ambiente adequado e preparado para a resolução de dificuldades existentes no âmbito escolar, sejam elas de ordem pedagógica ou psicossocial, contribuindo diretamente para o processo de inclusão. Várias escolas já foram beneficiadas com a inauguração de salas multifuncionais, a exemplo do IME, Heitor Dias, Paulo Freire, Salobrinho e Sambaituba.