Foi realizada com muito sucesso neste final de semana, 22 e 23 de setembro, na praia de Batuba, Olivença, em Ilhéus, Bahia, a etapa decisiva do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboard 2012. Cerca de 120 atletas marcaram presença na etapa que definiu os campões do ranking 2012 e ainda premiou os campeões das categorias principais com um tablet nesta etapa. O sol marcou o final de semana e as ondas estiveram em torno de meio metro. Na categoria Open brilhou a estrela do ilheense Saulo Marques que mostrou muita técnica e radicalidade para vencer, faturando um tablet novinho, além de prancha e kit. Em segundo ficou o itacareense Davi Silva que disputou o título palmo a palmo com Saulo. O ilheense Igor Oliveira surfou muito bem para ficar em terceiro e sagrar-se campeão do circuito em 2012, deixando seu conterrâneo Mateus Rodrigo em quarto. Na Master, destaque para o ilheense Marcelo Alves que venceu tudo em 2012 sendo campeão do circuito invicto. Em segundo ficou o canavieirense Bruno Senna, em terceiro o itabunense Anderson Sá e o ilheense Adriano Novac em quarto. Na Mirim quem levou a melhor foi o ilheense Wallace Júnior, campeão invicto do Circuito. Wallace vive um belo momento em sua carreira e está figurando entre os 5 melhores dos Circuitos Brasileiro e Nordestino. Em segundo ficou o ilheense Janderson Lima, um bom destaque da etapa. Seus conterrâneos Taiwan Chan e Fabricio Silva finalizaram em terceiro e quarto, respectivamente. Wallace Júnior repetiu a dose na categoria Iniciante e conquistou a etapa e o título anual num duelo com o itacareense Junior Silva, que ficou em segundo na prova deixando seus conterrâneos Pedro Andrade em terceiro e Felix Martins quarto. Na Infantil, o ilheense Taiwan Chan não deu chances aos seus adversários e foi campeão invicto do circuito 2012. Em segundo ficou Felix Martins, deixando Daniel Matos em terceiro e Davi do Skate Júnior em quarto. A Bodyboarding open foi vencida pelo ilheense Cléo Bastos, que surfou com muita linha. Bruno Alexandre finalizou em segundo, enquanto e Mateus Silva e Darlan Carvalho completaram o pódio em terceiro e quarto lugar. O ilheense Lucas Rodrigues confirmou o favoritismo e foi o campeão da etapa e do ranking 2012 na Bodyboarding Iniciante. Lucas acabou de chegar do Brasileiro com um quarto lugar e mostrou muita técnica ao atacar as ondas em Ilhéus. O segundo lugar na etapa foi Bruno Miller, ficando Ernesto Pereira em terceiro e Felipe Rodrigues em quarto. Em 2013, a organização do circuito promete ainda muitas melhorias em novidades para um dos melhores circuitos amadores do Brasil. A supervisão é da Associação Ilheense de Surf, Associação de Surf de Itacaré e Associação Ilheense de Bodyboarding. A realização é da Agência Rip Star Idéias e Associação Ilheense de Surf.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terá um Centro de Capacitação em Agricultura Familiar em suas instalações. Nesse sentido, termo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura (Seagri), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a universidade foi assinado durante a participação do secretário Eduardo Salles e do diretor executivo da Car, Vivaldo Mendonça na Exposição Agropecuária de Itabuna (Expofenita).  “O objetivo dessa iniciativa é oferecer suporte e aproximar os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária com a vivência do campo, proporcionando experiência profissional para os estudantes”, explicou Vivaldo Mendonça, acrescentando que a idéia vem sendo discutida pelos parceiros há pouco mais de cinco meses. 

 

Salles informou que o centro deverá ser implantado e entrar em funcionamento em pouco tempo. Para ele, a parceria celebrada terá grande importância no sentido de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia e Veterinária, profissionais muito requisitados num Estado como a Bahia, onde a produção agropecuária responde por 24% do PIB, 30% dos empregos e 42% das exportações.

 

Reitora da Uesc, Maria Adélia Pinheiro considera que a cooperação entre a universidade, Car e Seagri é ótima oportunidade de aprendizado para os alunos. “Este primeiro passo beneficiará em muito a agricultura familiar, principalmente no desenvolvimento do Programa Vida Melhor e para os agricultores. Teremos um grande centro de capacitação, onde os estudantes poderão estudar, trabalhar e conhecer melhor a vivência no campo de forma prática, integral e contínua” afirmou.

 

Na visão de Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), o centro contribuirá para aplicação de tecnologias na agropecuária. “Este centro servirá para a reprodução de novos conhecimento e principalmente para o intercâmbio entre agricultores e estudantes. Com ele, teremos maior capacidade de qualificação dos nossos profissionais” disse Dias.

 

Depois de percorrer os estandes da Expofenita o secretário Eduardo Salles participou do leilão de gado de leite. Salles falou sobre os avanços e desafios da pecuária na região e elogiou a estrutura do evento, que mostra a força e organização dos criadores. “Nós possuímos o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas em termos de produtividade estamos em 23º lugar. Nossa meta é reverter a situação e nos tornamos autossuficientes em produção de leite”, disse ele, acrescentando que um programa estadual está finalizando com o objetivo de aumentar a produção do Estado. Hoje, a Bahia produz 1,2 bilhão de leite e o consumo é de 1,6 bilhão.

 

Nestlé expandiu produção – Em companhia do diretor geral da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), Paulo Emílio Torres, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica Nestlé de Itabuna, unidade que gera 320 empregos diretos no município. Recepcionados pelo gerente da unidade, Luiz Fernando Oliveira, e pelo diretor de produção, Luis Carlos Rodrigues, Salles e Torres elogiaram o controle de qualidade na fábrica, que se destaca também pela variedade de produtos, que vão desde o leite em pó, nescau, compostos lácteos e leite com soja e com frutas. “Essa é a primeira vez que recebemos a visita de um secretário da Agricultura pelo menos nos últimos 30 anos”, disse Luis Carlos Rodrigues, destacando também as ações realizadas pela Adab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *