PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Nova codificação Postal será apresentada à população de Ilhéus em audiência dia 20

Stand sobre doação de órgãos realizará atividades nesta quarta em Ilhéus

Superintendência quer revitalizar Conselho Municipal de Esportes

Conselho promove Roda de Exposições sobre políticas públicas de Cultura

Nova codificação Postal será apresentada à população de Ilhéus em audiência dia 20

Toda a população de Ilhéus está sendo convocada para participar na próxima quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores, a partir das 15 horas, de audiência pública que terá como objetivo apresentar a nova Codificação Postal do município, além de prestar esclarecimentos e demonstração perante a comunidade, dos critérios utilizados durante os trabalhos, esclarecendo as dúvidas que por ventura surgirem. O evento contará com a participação do representante da Empresa de Correios e Telégrafos, Robert Oliveira Cruz, e do chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Soub, que farão a apresentação dos novos códigos postais.

Durante a audiência, explicou José Nazal Soub, a população também poderá sugerir novas nomenclaturas para logradouros que possuam nomes de pessoas ainda vivas. “Ruas, avenidas ou algum outro logradouro público que ainda não tenha nomenclatura também será outro caso que poderá receber nomes por meio de sugestão dos ilheenses”, avisa.

O serviço de codificação postal de todos os logradouros públicos da cidade de Ilhéus foi realizado em conjunto pelos Correios, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, em julho deste ano, quando o cadastro atualizado entrou em vigor, passando todas as avenidas, ruas, travessas, dentre outros logradouros, a contar com o Código de Endereçamento Postal (CEP) individual. O trabalho também contou com a participação de representantes de associações de inúmeros bairros.

De acordo com a legislação municipal que delimita os bairros, a atualização exigiu a alteração dos CEPs de alguns logradouros, inclusive as ruas e avenidas que dividem os bairros terão CEPs distintos, correspondendo a cada localidade. A administração dos Correios está enviando correspondências aos usuários que tiveram seus CEPs alterados. Cumprindo recomendação do Ministério Público, foi feito levantamento das denominações dos logradouros que homenageiam pessoas ainda vivas.

Ilhéus tem hoje 1.134 logradouros nos 28 bairros, e estão cadastrados 21 grandes usuários que têm CEP exclusivo. A lista atualizada está disponível para consulta pública no site do município, no endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br no banner Guia de CEPs atualizado.

 

Stand sobre doação de órgãos realizará atividades nesta quarta em Ilhéus

Setembro é o mês Nacional da Doação de Órgãos e Transplantes. Diversas atividades estão sendo realizadas neste mês com o objetivo de divulgar e esclarecer os profissionais da área da saúde e a sociedade em geral sobre esta temática. Seguindo a programação, está agendada para esta quarta-feira (19), uma ação com a montagem de estande em frente à Câmara de Vereadores.

Serão realizadas diversas atividades durante todo o dia, das 9 às 17 horas, com a distribuição de panfletos informativos sobre doação para o público em geral, além de serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e glicemia, coleta, testagem, aconselhamento direcionado para DST e HIV.

Diversas atividades do mês da doação de órgãos foram realizadas durante este período, a exemplo de palestras com o tema com o tema “Ampliar e aprofundar o conhecimento em relação ao Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”, em postos de saúde, hospitais e escolas, além de atividades conjuntas com grupos religiosos e sociedade civil organizada.

Encerrando a programação de atividades, será realizada no dia 27 a “Caminhada pela Vida”, que percorrerá ruas do centro da cidade, com saída programada para às 8 horas, na 6ª Dires, na avenida Canavieiras. A Caminhada contará com carro de som, além do encontro e participação de pacientes transplantados e em lista de espera para recebimento de doação.

O mês da doação de órgãos e transplantes é uma realização do Núcleo de Doação de Órgãos e Tecidos/Transplantes de Ilhéus, em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

 

Superintendência quer revitalizar Conselho Municipal de Esportes

Uma das principais propostas do evento que a Superintendência Municipal de Esportes promove nesta quinta-feira (20) é a revitalização do Conselho Municipal de Esportes, entidade criada em dezembro de 1997. O encontro, que acontecerá das 14 às 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), também tem o objetivo de cadastrar todas as ligas e associações esportivas do município. Denominada “Abrindo as portas para o esporte”, a iniciativa visa ainda a troca de experiências e a apresentação dos diversos projetos que vêm sendo desenvolvidos em Ilhéus.

Em linhas gerais, o Conselho Municipal de Esportes foi criado pela Lei 2.657 com a finalidade de formular a política do setor com vistas a estimular, fortalecer e enriquecer as atividades esportivas no município. Entre suas finalidades específicas, destacam-se a realização de estudos capazes de desenvolver as diversas modalidades esportivas, a formatação de estudos e políticas de investimentos dirigidos ao esporte, a elaboração do calendário de eventos esportivos, a formulação de políticas voltadas para o incentivo ao esporte e a manutenção de um intercâmbio com entidades similares de outros municípios.

A Lei 2.657 determina, ainda, que o município, na medida de suas disponibilidades, prestará cooperação financeira a entidades desportivas amadorísticas, mediante concessão de subvenção anual ou auxílio para realização de objetivos no âmbito das práticas esportivas ou para fazer face às despesas com serviços de natureza especial ou extemporânea. O parágrafo único do artigo 8 da Lei 2.657 enfatiza, entretanto, que o Município de Ilhéus só concederá subvenção, auxílio ou qualquer outro tipo de ajuda financeira para fins desportivos de acordo com orientações e critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Esportes.

Palestrantes – De acordo com o superintendente municipal de Esportes, Carlos Augusto, o evento contará com a participação de vários palestrantes. Entre eles, o analista técnico da Sudesb, Nei Santos, que estará falando sobre “Estrutura do Desporto, do Paradesporto e do Lazer”, “Sistema Nacional de Esporte e Lazer”, “Sistema Estadual de Esporte e Lazer” e “Projetos e Convênios com a Sudesb”.

O encontro, que deverá levar dezenas de esportistas e desportistas ao Teatro Municipal de Ilhéus, no centro da cidade, contará ainda com a participação do economista Gilvan Tavares, que abordará o tema “Planejamento no Esporte”, do engenheiro civil Hermano Fahning, que falará sobre “Marketing Esportivo”, e do professor Dorival de Freitas, que fará palestra sobre “Disciplina no Esporte”.

Ligas e projetos – “Atualmente, temos no município uma infinidade de entidades que desenvolvem trabalhos muito interessantes. Nosso objetivo é conhecer esses projetos de perto para, a partir daí, buscarmos, se necessário, parcerias para fortalecê-los ainda mais”, comenta Carlos Augusto, salientando que existem em Ilhéus diversas ligas e projetos “executados nas modalidades de remo, vôlei, handebol, tiro ao alvo, jiu jitsu, taekwondo e futebol de botão, entre outros”.

 

Conselho promove Roda de Exposições sobre políticas públicas de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus realiza no próximo dia 26 a I Roda de Exposições com o tema: “As Políticas Públicas de Cultura e o Município de Ilhéus” que terá a participação de membros do conselho e dos candidatos a prefeito de Ilhéus. O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório do Ilhéus Hotel, centro. Segundo o presidente do Conselho e coordenador do Conselho das Entidades AfroCulturais de Ilhéus, Gilsonei Rodrigues, a primeira roda de exposições não será um ato de debate, nem tampouco um seminário, será uma roda onde todos os prefeituráveis poderão apresentar seu plano de trabalho para a cultura, caso seja eleito, ou ainda fazer considerações sobre o Sistema Municipal de Cultura que será apresentado.

O Mestre e Doutor em História pela UFBA, André Rosa, também será um dos palestrantes e abordará a trajetória das Políticas Públicas de Cultura desde a criação da Primeira Carta Cultural de Ilhéus, em 1987. Rosa assinala que o processo de construção das diretrizes e das metas de uma política pública de cultura não se faz a “toque de caixa”, mas com muito trabalho e discussões. “Quero que o futuro ou a futura prefeita se comprometa, acima de tudo, com o Plano Municipal de Cultura e suas implicações na economia local”, ressalta.

O assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, que apresentará o Sistema Municipal de Cultura e todos os principais instrumentos que o compõem, vê um cenário livre da política do pires na mão e da cultura do imediatismo para a próxima década. “Isso é um avanço sem precedentes. É, sobretudo, um elo que permitirá o diálogo e o financiamento da Cultura através do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Entretanto, para que isso efetivamente ocorra vai depender muito do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus (CMC)”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *