PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Recuperação das estradas vicinais seguem com novo cronograma

Operação para melhorar iluminação pública de Ilhéus está concentrada no centro da cidade

Samu da Zona Sul será inaugurado na próxima 2ª

Recuperação das estradas vicinais seguem com novo cronograma

Várias estradas que dão acesso a povoados, distritos e demais localidades rurais que cortam o município de Ilhéus estão sendo recuperadas pela secretaria de Ações Regionais. No início deste mês (dia 6), uma frente de trabalho realizou o patrolamento da estrada de acesso ao distrito de Aritaguá. O mesmo serviço também foi iniciado, na última terça-feira (11), na Ladeira do Gringo e nos acessos para Aderno e Tibina (em direção à escola).

O escoamento da produção dos pequenos produtores locais, além do acesso dos estudantes à escola e das pessoas que trabalham ou buscam os mais diversos serviços no centro da cidade ou em áreas próximas são vistos pela secretaria como necessidades básicas para as pessoas que residem na zona rural, e desta forma, salienta o titular da pasta de Ações Regionais, Manoelito Puentes: “É preciso manter sempre em dia a programação de manutenção das estradas, visando beneficiar essa expressiva parcela da população de Ilhéus”.

Esta semana, a secretaria de Ações Regionais finalizou os serviços de patrolamento, drenagem e pavimentação na estrada do Retiro e em parte da estrada que liga Ponta da Tulha ao asfalto. Também foi realizada a construção de bueiros, para auxiliar o escoamento das águas pluviais, visando aumentar a durabilidade da estrada. Em outro trecho: de Retiro em direção a Lagoa Encantada, a melhoria na estrada já está possibilitando a passagem de ônibus escolar e de veículos em geral.

O trabalho de melhoria das estradas vicinais – explicou Manoelito Puentes – conta com o suporte de 20 homens e com máquinas a exemplo de patrol, pá-carregadeira, caçamba e retroescavadeira, entre outras. O ramal da Vila São João – de cima e de baixo –, em Maria Jape, também recebeu patrolamento e escascalhamento. Na localidade do Couto, a prefeitura também promoveu melhorias nas ruas do local com serviço de patrolamento e em Cururutinga o serviço realizado na estrada que dá acesso ao local foi o de encascalhamento.

Manuelito Puentes informou que a proposta do prefeito Newton Lima é realizar as obras de melhorias nas mais diversas estradas vicinais de Ilhéus. O problema é a falta de maquinário e equipamentos suficientes para atender aos mais de 1.100 quilômetros de estradas de todo o município. Mas apesar de todas as dificuldades, segundo ele, o município vem fazendo a sua parte e vai ampliar ainda mais os serviços, beneficiando diversas comunidades com a melhoria das estradas.

Ainda de acordo com informações do secretário Manoelito Puentes na próxima semana uma frente de trabalho vai iniciar a recuperação da estrada que liga a zona urbana à Sambaituba e a partir do dia 24, será a vez da estrada de acesso ao Japu.

 

Operação para melhorar iluminação pública de Ilhéus está concentrada no centro da cidade

A área central de Ilhéus, incluindo ruas, praças e avenidas, já está sendo beneficiada por uma grande operação para melhorar, de forma significativa, o sistema de iluminação pública da cidade. Prestados pela empresa Citeluz, vencedora do processo licitatório, os serviços promoverão a instalação de 10 mil lâmpadas brancas de 250 wattz. Uma das localidades favorecidas pelo trabalho, que também viabilizará a troca de braços, reatores e fotocélulas, é a avenida Soares Lopes, principal cartão postal do município.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Benílson Veloso, além da avenida Soares Lopes, o esforço também favorece, neste primeiro momento, diversas outras artérias do centro da cidade, como Tiradentes, D. Pedro II, Bento Berilo, Eustáquio Bastos, Araújo Pinho, Dois de Julho e Marques de Paranaguá. Na sequência, continua Benílson, as equipes da Citeluz serão deslocadas para o alto da Conquista, alto Teresópolis e Ladeira da Vitória.

“A terceira etapa deste trabalho será realizado, simultaneamente, nas zonas norte e sul de Ilhéus. Na zona norte, estaremos contemplando os bairros do Iguape, Barra, São Domingos, São Miguel, Malhado e morros adjacentes. Já na zona sul, a proposta é melhorar a iluminação da Lomanto Júnior, Sapetinga, Pontal, Nova Brasília, Nelson Costa e Hernani Sá, entre outros”, informa o secretário.

Melhorar – Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, além de organizar ainda mais a cidade, a instalação das 10 mil lâmpadas será fundamental para deixar o município mais preparado para a chegada da alta estação, quando, tradicionalmente, recebe milhares de turistas. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas que ainda marcam o dia-a-dia da administração pública, o governo segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população”, reitera.

Benílson Veloso informa ainda que, além da instalação e substituição imediatas de componentes elétricos, a empresa Citeluz também ficará encarregada de executar, até o próximo mês de dezembro, todo o serviço de manutenção. “Uma cidade importante como Ilhéus, com um grande fluxo anual de visitantes, precisa de um bom sistema de iluminação pública. E é esse o nosso objetivo”, completa.

 

Samu da Zona Sul será inaugurado na próxima 2ª

Será inaugurada na próxima segunda-feira (17) a nova sede do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), na Zona Sul da cidade, em Ilhéus. A nova central será localizada no bairro Hernani Sá (Urbis), ao lado do Centro Avançado de Saúde. A unidade será composta por uma equipe formada por consultor socorrista e técnico de enfermagem, além de uma Unidade Móvel Básica.

Segundo o prefeito Newton Lima, esta é uma grande conquista para a população que reside na zona sul da cidade. “A Secretaria de Saúde envidou esforços para que esta expansão do Samu acontecesse. Agora, menos de um mês desde o início das obras, a unidade já estará a disposição da população ilheense”, afirmou o prefeito.

O vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), presidente do Legislativo Ilheense, elogiou a iniciativa da gestão municipal destacando que a zona sul da cidade é umas das áreas que mais crescem em Ilhéus. “O atendimento médico não pode ficar em função de um tráfego rodoviário complicado pelos congestionamentos da ponte Lomanto Júnior, como ocorre no trecho Centro e Pontal”, salientou o vereador.

O secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, destacou ainda a agilidade do atendimento, possibilitado pela construção desta nova unidade aumentando ainda mais a qualidade do serviço prestado. “O tempo resposta para o atendimento de casos como afogamento, infartos ou acidentes rodoviários precisa ser o menor possível para diminuir os possíveis danos. Mesmo nos casos em que a internação hospitalar seja necessária, os primeiros atendimentos podem fazer toda a diferença”, comentou.

É importante salientar a que o número para solicitação do Samu continuará o mesmo, 192. Todas as ligações irão para uma central que acionará as equipes de acordo com a localidade da urgência. A unidade antiga do Samu, com as demais equipes, também continuará funcionando normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *