Prefeitura de Ilhéus realiza reforma em seis unidades de saúde
Mais duas escolas receberão salas voltadas para estudantes com necessidades especiais
Programação do Teatro Municipal de Ilhéus continua com shows e exposições
Prefeitura busca agilizar reforma da Central de Abastecimento da Urbis
Prefeitura de Ilhéus realiza reforma em seis unidades de saúde
Com a proposta de oferecer um melhor atendimento e conforto da população, a Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus deu início a uma série de reformas nas unidades de saúde. As antigas estruturas das casas que abrigam as unidades não passam por obras há bastante tempo, e muitas vezes impossibilitavam um atendimento qualificado.
Assim, serão reformadas seis unidades de saúde nos seguintes locais: Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Pontal (Posto Herval Soledade), Banco da Vitória, Iguape e Basílio. Todas estas unidades possuem sede própria. As obras já foram iniciadas nos postos do Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória. A previsão é de que todos os postos reformados sejam entregues até o final deste ano. A verba para a reforma é proveniente do Governo Federal e contabiliza um total de R$ 334.517,11 para os seis postos.
A iniciativa visa sanar problemas de todos os tipos, realizando os mais variados serviços, incluindo reparos na estrutura hidráulica, elétrica e de pintura. Além disso, o piso será trocado, assim como forro, telhado, janelas e portas. O diretor administrativo, Rafael Neto, salienta que as reformas objetivam uma melhoria estrutural. “Estes locais, antes em condições precárias, terão a condição de atender mais humanamente a população”, afirma o diretor.
Durante o período da reforma, a equipe de atenção básica estará cuidando para que o atendimento não seja comprometido. A coordenação da saúde salienta que não deixará de haver atendimentos, mas que este será conciliado com a reforma na medida do possível. São reformas de reparos e pequenos acertos estruturais e que, por enquanto, não exigirá deslocamento das equipes. Rafael Neto pediu a compreensão da população para os possíveis transtornos causados neste período, salientando que tudo isto será para um maior conforto e qualidade de que eles poderão usufruir em muito breve.
Mais duas escolas receberão salas voltadas para estudantes com necessidades especiais
Durante este mês de setembro, mais duas escolas da rede municipal de ensino passarão a contar com salas de recursos multifuncionais, instrumentos que favorecem o processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades especiais. Nos próximos dias 24 e 25, sempre a partir das 15 horas, serão inauguradas novas unidades, respectivamente, nas escolas municipais Themístocles Andrade e Perpétua Marques. De acordo com a secretária de Educação, professora Lidiney Ferreira, várias escolas já foram beneficiadas com a inauguração de salas multifuncionais, a exemplo do IME, Heitor Dias, Paulo Freire, Salobrinho e Sambaituba.
Lidiney Ferreira reitera que as salas de recursos multifuncionais são voltadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo estudantes com autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiências visual e intelectual. “Em outras palavras, nesses espaços, temos um ambiente adequado e preparado para a resolução de dificuldades existentes no âmbito escolar, sejam elas de ordem pedagógica ou psicossocial”, comenta a secretária municipal de Educação.
A primeira sala de recursos multifuncionais foi inaugurada na Escola Municipal Heitor Dias. A unidade, conforme explicou a diretora Jamile Maron, conta não somente com equipamentos que vão possibilitar uma integração maior dos estudantes, mas, também, com profissionais capacitados para o trabalho de acompanhamento desses alunos. No total, existem, na Escola Heitor Dias, 43 estudantes com necessidades especiais. Um dos alunos é Yuri Almeida, de 7 anos, que possui problemas de locomoção e, por isso, não estudava. Com o novo espaço, ele já está matriculado e recebendo atenção especial da equipe da sala multidisciplinar.
A secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, explica que as salas multidisciplinares são espaços onde se faz de fato a inclusão, sendo, por isso, uma grande vitória para a aprendizagem e para o ensino público. “A inclusão escolar já é uma realidade em Ilhéus”, comemora. Lidiney Campos também destaca o importante papel que tem a equipe que trabalha diretamente com as salas multidisciplinares. “Quem trabalha com crianças especiais são pessoas dotadas de muito amor e, por isso, são também muito especiais”, complementa a secretária de Educação.
Crie – Atualmente, esses alunos portadores de necessidades especiais também são atendidos pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), implantado há 11anos e que realiza um atendimento especializado, dando suporte aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência. O Crie de Ilhéus atende 350 alunos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais, que prestam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências, como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. A rede municipal conta ainda com nove intérpretes de libras para atender aos alunos com necessidades especiais das unidades escolares, atuando juntamente com os professores nas salas de aula e realizando a tradução simultânea na língua de sinais.
Programação do Teatro Municipal de Ilhéus continua com shows e exposições
O Teatro Municipal de Ilhéus continua com uma programação diversificada durante o mês de setembro, com direito a muita música, teatro, exposições, palestras e reuniões. De acordo com a programação, no dia 14 acontecerá a apresentação do espetáculo musical Maluco Beleza, com o cantor Bebeto e diversos convidados. O show, em homenagem a Raul Seixas, marcará mais uma etapa na carreira de um dos mais renomados cantores ilheenses.
No sábado, dia 15, às 21 horas, e no domingo, dia 16, às 20 horas, será a vez da apresentação do espetáculo teatral “Irmã Selma e seu terço insano: O hábito de fazer rir”. Já no dia 18, às 19h30min, acontecerá o espetáculo “De Gabriela para seu Amado”. E a programação do Teatro Municipal de Ilhéus continua no dia 19, às 19 horas, com a reunião do Conselho Municipal de Cultura. Já no dia 20 acontecerá o evento do projeto “Abrindo as Portas para o Esporte”. Nos dias 22 e 23, às 18 horas, será apresentado o musical infantil “A Formiga, a Cigarra e a Abelha” e no dia 24, às 14 horas, será feita a abertura oficial da 5a Primavera dos Museus. Também em setembro, no dia 27, às 20 horas, será apresentado o espetáculo musical em homenagem a Tim Maia, com Nozinho e convidados.
O mês de setembro será encerrado em grande estilo no Teatro Municipal de Ilhéus com a reapresentação da comédia “A Bofetada”, com a Cia Baiana de Patifaria, nos dias 28, 29 e 30, sempre às 20h30min. A peça já foi assistida por cerca de 900 mil espectadores em 24 anos de apresentações e é um dos maiores sucessos do teatro baiano. O espetáculo tem mais de duas décadas de estrada e acrescenta às esquetes fatos do cotidiano em interpretações fantásticas de Jarbas Oliver, Nilson Rocha, Alexandre Moreira e Lelo Filho, diretor da montagem.
Prefeitura busca agilizar reforma da Central de Abastecimento da Urbis
A Secretaria de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus realizou esta semana reunião no bairro Hernani Sá com a participação de representantes da Associação dos Feirantes, Comerciantes e Pequenos Produtores. O objetivo do encontro foi buscar soluções para a melhoria da estrutura da Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá, visando a reforma do telhado, do painel de eletricidade, além de padronização das barracas onde os pequenos produtores comercializam seus produtos, ordenamento geral, a privatização dos banheiros públicos do local e representação da vigilância sanitária.
O orçamento feito para a reforma do telhado, em 2011, girava em torno de R$ 232 mil e de acordo com o titular da pasta, o secretário Manoelito Puentes, foi pedido uma nova avaliação para a Defesa Civil e para as secretarias municipais de Infraestrutura e Indústria, Comércio e Planejamento, um novo orçamento. O assunto será discutido no próximo dia 24, às 10 horas, na Central de Abastecimento e o encontro deve contar com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, vereadores, representantes da Polícia Militar e da deputada estadual Ângela Souza.
Na manhã desta terça-feira (11), uma das pautas que fazem parte das ações voltadas para a melhoria dos serviços prestados pela Central de Abastecimento – ligações clandestinas e reforma do quadro de medidores de energia elétrica e de distribuição para os boxes – foi discutida em reunião com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário Manoelito Puentes, representantes da Coelba e procuradores do município. “Existe sensibilidade tanto do município quanto da Coelba para resolver, de uma vez, por todas, esta situação e melhorar as condições do trabalho dos comerciantes do local”, complementou o secretário.