Samu de Ilhéus ganhará unidade na zona sul

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus ganhará uma nova unidade na zona sul da cidade. A unidade será composta por uma equipe formada por consultor socorrista e técnico de enfermagem, além de uma Unidade Móvel Básica. A sede da nova unidade será localizada no bairro Hernani Sá (Urbis), ao lado do Centro Avançado de Saúde. As obras no local já foram iniciadas e a previsão de inauguração é o dia 15 de setembro.

Segundo o diretor-administrativo da Secretaria da Saúd, Eduardo Melquiades, esta ação demonstra a importância da prestação do relevante serviço que será realizado pelo Samu. “Com a implantação desta unidade vamos otimizar o tempo de atendimento do Samu, beneficiando toda a população que reside nessa região, o que é, sem dúvida, uma grande conquista para a zona sul”, ressaltou.

O coordenador-regional do Samu, Walbert da Silveira, diz que com os novos empreendimentos e aumento da população e tráfego da zona sul da cidade, essa medida é de extrema importância. “Há mais de um ano a média de tempo para realizar um atendimento na Zona Sul era de 6 a 8 minutos. De um ano para cá esse tempo praticamente dobrou e hoje gastamos, em média, 10 minutos e, de 12 a 15 minutos em horários de pico, quando o tráfego é intenso”, afirmou o coordenador.

Walbert esclarece, ainda, que apesar de parecer pouco, o tempo resposta para casos como afogamento ou infartos do miocárdio precisam ser o menor possível para diminuir os possíveis danos. Ele também explica que caso uma internação hospitalar seja necessária, os primeiros atendimentos podem fazer toda a diferença.

É importante salientar a que o número para solicitação do Samu continuará o mesmo, 192. Todas as ligações irão para uma central que acionará as equipes de acordo com a localidade da urgência. A unidade antiga do Samu, com as demais equipes, também continuará funcionando normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *