Educadores de Ilhéus avaliam os novos índices de Desenvolvimento da Educação Básica
Guardas Municipais recebem carteira de identidade funcional
Roberto Cordovani faz ótima avaliação do 1º workshop com atores realizado no Brasil
Ilhéus contará com serviço referência em Oncologia
Educadores de Ilhéus avaliam os novos índices de Desenvolvimento da Educação Básica
Dezenas de professores, orientadores, supervisores e gestores escolares da rede municipal de ensino lotaram o auditório da Justiça Federal na manhã desta quarta-feira (29) para participar de um grande encontro de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A cada dois anos, o índice é medido por meio da realização, em todo o Brasil, da chamada “Prova Brasil”. Voltada para alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, a prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
“Nosso principal objetivo, com este encontro, foi apresentar aos nossos educadores os atuais índices do IDEB, visando, logo depois, dar início a uma ampla reflexão sobre a necessidade de melhorarmos, ainda mais, o desempenho da aprendizagem dos nossos alunos”, enfatizou a secretária da Educação, professora Lidiney Campos. Segundo ela, depois que as escolas da rede municipal de ensino elaborarem seus novos planejamentos, dotados das chamadas medidas interventivas, um segundo encontro será realizado. “Apesar disso, é importante dizer que a maioria das unidades atingiu a meta estabelecida pelo MEC”, ressalta.
De acordo com a diretora-pedagógica da Secretaria de Educação, Sara Lemos, os novos números, resultados da Prova Brasil aplicada no ano passado, mostram que o município ficou dois pontos percentuais acima do índice de 3,7, estabelecido pelo MEC para os alunos do 5º ano. Com relação aos alunos do 9º ano, o índice do Ministério da Educação para Ilhéus, de 3,3, foi ultrapassado em três pontos percentuais. “Além disso, é interessante informar que as escolas municipais do Pontal e Temístocles Andrade, no Teotônio Vilela, foram as unidades que obtiveram as maiores taxas de crescimento”, completa a diretora pedagógica.
Aprovação e desempenho – O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo Inep em 2007, sintetizando dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e pelas médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Saeb e da Prova Brasil.
No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Geralmente, é durante este período da vida escolar que o aluno toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Em Ilhéus, o encontro de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aconteceu no período da manhã desta 4ª feira, sendo repetido durante a tarde para um segundo grupo de educadores.
Guardas Municipais recebem carteira de identidade funcional
Instituída pelo Decreto nº 082/11, já está sendo entregue a nova Carteira de Identidade Funcional da Guarda Civil Municipal de Ilhéus. A ação, que faz parte da valorização profissional por parte do poder público municipal, segue com a entrega das novas identidades até o final deste mês de Agosto.
O Decreto Nº 082/2011, que institui a Cédula de Identidade Funcional dos membros da Guarda Civil Municipal, Agente de Trânsito e Fiscal de Postura de Ilhéus, é um documento com fé-pública do município, individual e intransferível, de porte obrigatório, contendo todos os dados necessários à identificação dos referidos membros. “É mais um dispositivo a favor do reconhecimento profissional identificando os agentes de segurança”, explicou o Comandante da corporação, GCM Daniel Sena.
“A Prefeitura avança cada dia mais na busca de melhores condições de trabalho para as pessoas e a valorização do seu quadro de funcionários. Nesse sentido, também a Guarda Municipal passa por esse importante processo de valorização permanente como é o desejo e empenho do prefeito Newton Lima”, afirmou o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha.
A entrega das Carteiras de Identidade Funcional da Guarda Civil Municipal está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, no Comando da Guarda Civil Municipal, localizado na avenida Governador Roberto Santos, 86ª, bairro Esperança.
Roberto Cordovani faz ótima avaliação do 1º workshop com atores realizado no Brasil
O ator, produtor e diretor teatral Roberto Cordovani está em Ilhéus esta semana para a estreia do premiado espetáculo “O retrato de Dorian Gray”, que acontece nesta quinta-feira (30) no Teatro Municipal. Antes da estreia, Cordovani promoveu nos dias 27 e 28, ao lado do ator Bruno Portela, a Oficina de Técnicas Interpretativas para atores da região. O workshop contou com a participação de 38 pessoas e aulas foram ministradas no próprio teatro.
Roberto Cordovani, que na peça dá vida ao personagem de Dorian Gray, explicou que se trata da primeira experiência de workshop para atores e aspirantes realizada no Brasil. “Foi muito positivo. Foram abertas 20 vagas e no primeiro dia apareceram 38 pessoas, quase o dobro do número disponível. O curso foi uma ótima oportunidade para fazer as pessoas pensarem e refletirem a respeito do teatro e da contribuição que cada um pode dar para enriquecê-lo”. Durante os dois dias foram abordados temas como a catarse na interpretação, o teatro naturalista, as principais técnicas dramáticas e o teatro brasileiro na Galícia (Espanha). Ao final, todos receberam certificado de participação.
O presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, também avaliou de maneira positiva a realização do workshop. “Trouxemos uma oficina internacional inédita e gratuita que atendeu a necessidade de fortalecer a arte e o artista de teatro local, valorizando a formação e qualificação de pessoal em cultura”. Na opinião da atriz e professora de teatro, Márvila Araújo, o curso foi de suma importância para a sua carreira profissional porque trouxe de volta o espírito livre do ator.
Para o ator e Diretor do Grupo Cia Casa Aberta de Teatro (CCAT), Ruy Penalva, o curso foi de grande importância para os artistas locais terem esta oportunidade ímpar, principalmente para uma região tão carente ter o privilégio de aprender com um profissional de grande talento como Cordovani. Já o ator e integrante do CCAT, Germano Lopes, afirmou que ter sido gratificante participar de um workshop com uma personalidade do teatro mundial e poder abrir novos horizontes como ator. O ator iniciante Jorge Hatus também fez questão de elogiar Cordovani. “Além de talentoso, Cordovani é um profissional que soube respeitar cada participante, mesmo que ator esteja no início da carreira, ele conseguiu acrescentar muitos conhecimentos novos para todos”.
“O Retrato de Dorian Gray” é inspirada na obra prima de Oscar Wilde, considerada um dos maiores clássicos de todos os tempos da literatura ocidental. Apresentada em vários países da Europa, a peça teatral já faturou inúmeros prêmios, como os de “Melhor Cenário” (Roberto Burle Marx), na Galícia, e de “Melhor Ator” (Roberto Cordovani), em Londres. Além de Roberto Cordovani, o trabalho também traz, no elenco, os atores Bruno Portela, Ramon Cabrer e Cristina Collazo. O espetáculo é apresentado sempre às 21h e os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do TMI, ao preço de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Depois de Ilhéus, a montagem segue para Porto Seguro, onde será apresentado nos dias 1º e 2 de setembro, e retorna para Espanha.
Sobre Roberto Cordovani – Além de ator, diretor, produtor teatral e coproprietário do Teatro “Arte Livre”, localizado em Vigo, na Galícia, Espanha, Roberto Cordovani é o autor do livro “O Teatro Brasileiro na Galiza”, publicado pelo Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística da Universidade da Coruña. O artista também já foi premiado com o espetáculo “Olhares de Perfil (O Mito de Greta Garbo)” no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) e como melhor ator protagonista no Carrefour de L´Europe (França 1988), Charrington London Fringe Awards (Inglaterra 1988) e no Prêmio da Mostra Internacional do Festival de Outono de Madri (Espanha 1994). Com o espetáculo Eva Perón, recebeu o Prêmio Compostela de Teatro de mesma categoria em 1995, na Espanha. Cordovani soma em sua carreira artística, um total de 35 produções em 11 países, com, aproximadamente, 5.850 representações.
Ilhéus contará com serviço referência em Oncologia
O prefeito Newton Lima recebeu nesta terça-feira (27), juntamente com o secretário de saúde Ronaldo Lavigne, o diretor-executivo da Clínica AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), Nelson Pestana. A clínica, que possui sede em Salvador e é referência no tratamento de câncer, realiza neste ano de 2012 seu projeto de expansão com foco nas cidades do interior da Bahia, e de.
Segundo o diretor-executivo da empresa, um dos critérios para a escolha de Ilhéus como uma das cidades a participar deste projeto foi o seu potencial de crescimento para os próximos cinco anos. “Apostamos no desenvolvimento da cidade, visto a quantidade de empreendimentos que estão surgindo e que ainda estão por vir. Com certeza Ilhéus é um bom local para investirmos”.
O prefeito Newton Lima salientou que empreendimentos como este são sempre bem vindos à cidade e sinalizou que a empresa contará com o apoio do governo para sua instalação no município. De acordo com o prefeito, mesmo sendo um empreendimento particular irá proporcionar diversos benefícios à população. “Além da geração de empregos diretos e indiretos, e da fixação de novos médicos na cidade, a tendência é que serviços de suporte como realização de exames, e leitos de UTI, também sejam desenvolvidos ou criados para atender à demanda e a cidade toda sai ganhando”, ressaltou.
Ainda, segundo Nelson Pestana, a clínica manterá os mesmos padrões de qualidade das suas unidades na capital e funcionará na avenida Soares Lopes. As obras deverão ser iniciadas ainda no mês de setembro, com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2013. Fundada em 1994, a AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia – é uma instituição de saúde focada no atendimento especializado a pacientes oncológicos e hematológicos. Hoje com duas unidades de atendimento em Salvador, uma no Itaigara e outra no Rio Vermelho, além de sua mais nova unidade em Santo Antonio de Jesus, no Recôncavo baiano, a AMO assume importante posição no cenário nacional em função de seu modelo assistencial.