A banda ilheense OQuadro, que está há duas semanas em turnê pelo sudeste, protagonizou um importante episódio para o Hip-Hop brasileiro. Na quarta-feira (22), durante a transmissão do programa Funk Nacional, eles fizeram uma apresentação ao vivo no palco histórico da Rádio Nacional (RJ) levando o nome de Ilhéus para milhares de lares de todo o Brasil.
Grandes artistas da música e das artes cênicas já subiram nesse palco, a exemplo dos lendários Luiz Gonzaga e Mário Lago. Eles, juntamente a outros tantos nomes, ajudaram a consolidar o que foi chamado de Era de Ouro do Rádio.
A RÁDIO – Emissora criada no Rio de Janeiro em 1936 a partir da compra da Rádio Philips, a Rádio Nacional foi durante os anos 40 e 50 a principal do país. Sua programação ao vivo era retransmitida para todo o Brasil, o que a tornou uma pioneira na nossa integração cultural. Seus programas de auditório, radionovelas, programas humorísticos e musicais marcaram a nossa História do Rádio. Foi líder de audiência praticamente desde a fundação até que o aparecimento da TV ditasse novos rumos para a comunicação no país.
A partir de junho de 2003 foi iniciado um plano de revitalização e em 2004 foi assinado um convênio entre a secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e a Petrobras, que acertou a digitalização de todo o acervo de partituras da Rádio.